ECOS está a promover formação internacional para jovens em Faro

Jovens de 21 países juntaram-se em faro para participar na formação internacional «Youth Takes the Floor», que irá debater, até […]

Jovens de 21 países juntaram-se em faro para participar na formação internacional «Youth Takes the Floor», que irá debater, até sexta-feira, a participação dos jovens na governança local. A iniciativa da cooperativa ECOS, organizada em parceria com a Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve, junta 30 formandos, provenientes de outras tantas organizações, autarquias e entidades que desenvolvem trabalho na área da juventude.

Durante os seis dias que dura o curso, os participantes terão a possibilidade de desenvolver uma série de competências, para a criação e dinamização de espaços onde os jovens possam trabalhar em conjunto com as autoridades locais na elaboração políticas de juventude e estratégias locais, em prol do desenvolvimento das suas comunidades.

«Estarão representados no evento 21 países da Europa, Médio Oriente e Norte de África (Egito, Palestina, Marrocos, Bulgária, Croácia, Dinamarca, Inglaterra, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Itália, Letônia, Lituânia, Macedónia, Polónia, Espanha, Roménia, Sérvia, Eslováquia e Portugal)», revelou a ECOS.

«Apesar de ser um curso com uma dimensão internacional, não quisemos deixar de privilegiar a região do Algarve, alocando 2 bolsas para garantir a participação de técnicos provenientes das autarquias do Algarve», acrescentou a cooperativa algarvia.

A ECOS adiantou que este primeiro curso internacional, cofinanciado pela Fundação Europeia da Juventude da Conselho da Europa, «teve uma adesão que surpreendeu os organizadores, que receberam mais de 300 candidaturas para as 20 vagas inicialmente prevista para este curso, o que levou a organização a aumentar o número de vagas para 30».

A formação internacional contou ainda com uma conferência, sobre o tema «Engaging Youth for Sustainable Democracies», que decorreu esta segunda-feira e contou com mesas redondas sobre a temática da participação cidadã na governação local e da partilha de boas práticas e oficinas formativas em diversos temas.

Comentários

pub