Dia da Cidade de Portimão tem novo figurino que dá voz às novas gerações

Jovens das escolas secundárias e universidades existentes em Portimão foram este ano convidados para falar nas cerimónias oficiais do Dia […]

Jovens das escolas secundárias e universidades existentes em Portimão foram este ano convidados para falar nas cerimónias oficiais do Dia da Cidade, sob o mote “Como vejo Portimão: memórias, presente e potencialidades”. O novo modelo das comemorações decorre às 15h00 de hoje, dia 11 de dezembro, data em que Portimão assinala o 89º aniversário da elevação a cidade.

Com este figurino inovador, a sessão solene irá juntar no salão nobre dos Paços do Concelho autarcas e jovens das escolas secundárias e universidades do município que, através das suas intervenções, abordarão diferentes perspetivas de como é viver a cidade, num exercício de cidadania entre gerações.

Isilda Gomes, presidente da Câmara de Portimão, explicou ao Sul Informação este novo modelo: «apesar de Portimão não ter dinheiro, há muita coisa a acontecer. Temos uma sociedade muito rica, muito rica no seu movimento associativo e o melhor que tem são as pessoas. E as pessoas, quando são chamadas a colaborar, colaboram, é preciso é abrir-lhes as portas. E isso foi o que foi feito. Convidou-se os cidadãos e o movimento associativo. E é isso que as pessoas querem, usufruir dos nossos espaços públicos, que têm grande nível, o Teatro, o Museu, Casa Manuel Teixeira Gomes, abrir as portas àquilo que se faz aqui na terra, para mostrar o que se faz de bom, dar voz».

Assim, continuou a autarca em entrevista ao nosso jornal, «essa voz vou começar a dá-la na cerimónia oficial do Dia da Cidade. Desde há muito tempo que essa cerimónia tem vindo a perder público, não sei se as pessoas estão fartas de nos ouvir, de ouvir os discursos dos políticos. Entendi que devia virar o dia da Cidade para as novas gerações. Começar a chamar os jovens à sua casa que é esta, e que pouca gente conhece e que, quando conhece, normalmente é para vir reclamar. É bom que as pessoas usufruam desta casa de uma forma lúdica, cultural e cívica. Esta cerimónia vai ser cultural e cívica».

«Quero que os nossos jovens tenham um espaço público e nobre para falar da sua cidade. Fizemos um convite a todas as escolas secundárias e às duas universidades, a privada e a pública, para que indicassem um dos seus alunos para vir aqui falar da sua cidade. É uma inovação e acreditamos que assim as pessoas sentirão e viverão mais o seu Dia da Cidade», acrescentou Isilda Gomes.

 

O modelo avança este ano, mas, salientou a autarca, «com o meu compromisso de fazermos depois uma avaliação, e, se as coisas correrem bem, ótimo, se não correrem, voltamos ao antigo figurino».

Isilda Gomes insiste: «o que queremos é que as pessoas sintam que este não é apenas mais um dia feriado, em que não se trabalha, mas um dia em que se vive a cidade e para a cidade».

 

Programa cheio de atividades em todo o concelho

A título oficial, o programa tem início às 9h00, frente aos Paços do Concelho, com o hastear da bandeira, num momento solene que contará com a participação da Sociedade Filarmónica Portimonense, da Fanfarra da Associação de Bombeiros Voluntários de Portimão, da Sociedade Columbófila de Portimão e de uma secção da PSP.

O dia vai ser pautado por várias propostas que convidam a viver Portimão, a visitar alguns dos seus equipamentos culturais e desportivos e a conhecer as novas gerações de artistas, escritores, músicos e atletas que a cidade acolhe e pretende promover.

Uma visita à Casa Manuel Teixeira Gomes, que completa quatro anos de existência, é uma forma de homenagear e conhecer a vida e obra deste ilustre escritor e estadista que marcará uma presença especial e constante ao longo do dia, inspirando encenações teatrais pel’O Teatro da Caverna que aqui acontecem a partir das 15h00, enquanto às 17h00 está agendada uma visita guiada pelo senhor Luciano Cabide, que desde os 12 anos trabalhou com a família do ex-Presidente da República e terá muitas histórias para contar acerca desta figura incontornável da história da cidade.

Também até 14 de dezembro, na Casa Manuel Teixeira Gomes poderá ser vista a interessante exposição “Moldurável”, que reúne trabalhos de Ana Viegas (pintura) e Fátima Mártires (fotografia e esboços), num encontro plástico que resulta da descoberta da cidade aos olhos de quem cá nasceu e interpretada por quem nunca a viu, sendo esta uma das muitas exposições que este espaço tem vindo a acolher e que fazem parte das atividades apresentadas no documentário “4 anos de Casa”, que por esta ocasião é também apresentado.

11 de dezembro foi a data escolhida para dar a conhecer as obras premiadas na 12ª edição do Concurso Literário Manuel Teixeira Gomes, organizado em conjunto pela Câmara Municipal de Portimão e a Arandis Editora para impulsionar novos escritores e promover a criação literária, e cujos resultados vão ser divulgados a partir das 17h30 no Café Concerto do TEMPO- Teatro Municipal de Portimão.

Dos 18 trabalhos inéditos recebidos, o júri atribuiu o 1º prémio a Luís Filipe Martins Alexandre com a obra “Da Mala de Cartão ao Canudo”, enquanto Maria Manuela Neves Casinha Nova obteve uma menção honrosa pela obra “Refeições e Petiscos ou Como ainda se Morre por Amor, No Século. XXI”.

Este será também o momento para homenagear os campeões portimonenses, reunindo na Gala do Desporto os mais de 400 atletas que se destacaram ao longo da última época em 31 modalidades, quer a nível regional, quer nacional e até internacional, em representação de 21 clubes e escolas do município, e cujo valor desportivo será distinguido em ambiente de festa no Auditório Municipal de Portimão, a partir das 19h00.

O Mercado da Av.ª S. João de Deus está em festa pelos seus seis anos de existência, efeméride que será assinalada a partir das 10h00 com o showcooking “Bolo de Aniversário”, orientado pela formadora Paula Mártires da Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão, a que se segue decantação de vinho com a participação de Hermínio Rebelo, chefe da câmara de provadores da Comissão Vitivinícola do Algarve, sendo os clientes e operadores convidados às 10h30 a cantar os parabéns e a soprar as velas do bolo de aniversário do Mercado.

Até ao dia 18 de dezembro, e no âmbito do aniversário do Mercado, continuam as promoções de diversos produtos, assim como a realização de um sorteio de Natal entre os clientes, que continuam a ter motivos suplementares de visita.

No Museu de Portimão, para além dos principais aspetos da rica história do município, pode ser vista a recém-inaugurada exposição “José Tengarrinha – a outra face da moeda ”, que dá a conhecer o percurso biográfico e profissional de uma personalidade muito ligada a Portimão, José Mendes Tengarrinha Júnior, que veio para a cidade em 1925 e foi gerente da agência local do Banco de Portugal, destacando-se nesta mostra a sua pouco conhecida faceta de fotógrafo e pintor.

Como já é tradição, o associativismo local regista de forma muito especial a vivência do Dia da Cidade e dinamiza diversas iniciativas dirigidas a toda a família, com o empenho das novas gerações de atletas, músicos e artistas.

Na Academia de Tiro de Portimão, uma das poucas existentes no país, a Associação de Tiro de Portugal organiza às 10h00 e às 15h00 o evento “Portimão na Rota do Tiro Desportivo”, enquanto a Piscina Municipal de Portimão receberá a partir das 15h00 o Festival de Atividades Aquáticas – Cidade de Portimão, organizado pela Portinado.

À mesma hora será dado o pontapé de saída para o jogo Portimonense – Desportivo de Chaves, estando as portas do Estádio Municipal de Portimão abertas gratuitamente para todos quantos pretendam apoiar a equipa da casa no reforço da liderança da Liga 2.

Para as famílias, existem duas excelentes propostas de conhecerem as novas gerações de músicos locais, nomeadamente assistindo à fábula sinfónica de Jorge Salgueiro “Quinta da Amizade”, marcada para as 11h00 no Auditório Municipal de Portimão e com interpretação da Orquestra Clássica da Academia, num espetáculo organizado pelo Conservatório de Música de Portimão.

A outra sugestão é o espetáculo onde irão atuar os jovens alunos das Escolas de Danças de Salão e de Fado do Boa Esperança e que terá início às 16h00 na sala desta popular coletividade.

Mas este dia 11 de dezembro também pode ser marcado de uma forma original e única de viver a cidade, pois a partir do Aeródromo Municipal de Portimão a AeroVip e a AeroAlgarve promovem batismos de voo a preços especiais, entre as 10h00 e as 16h00.

Toda a programação relativa ao Dia da Cidade de Portimão está disponível em:
http://tinyurl.com/DIA-DA-CIDADE

 

Programa do Dia da Cidade de Portimão

Momentos Oficiais

9h00 Hastear das Bandeiras
Com a participação da Sociedade Filarmónica Portimonense, Fanfarra da Associação de Bombeiros Voluntários de Portimão e da Sociedade Columbófila de Portimão e a presença de uma Secção da PSP
Local: Largo 1.º de Maio (Edifício dos Paços do Concelho)

15h00 Sessão Solene
Intervenções:
– Presidente da Assembleia Municipal
– Alunos representantes das Escolas Secundárias e Universidades do Município
– Presidente da Câmara
Homenagem aos funcionários municipais
Momentos musicais pelo Sexteto de Guitarras dos Alunos do 12.º ano do curso profissional de cordas e teclas da Escola BS da Bemposta
Local: Salão Nobre dos Paços do Concelho

Encenações Teatrais
Pel’ O Teatro da Caverna
Local: Casa Manuel Teixeira Gomes

17h00 A Casa Manuel Teixeira Gomes no meu Tempo
Visita guiada à Casa com Sr. Luciano Cabide que desde os 12 anos trabalhou com a família Teixeira Gomes.

17h30 Apresentação das obras vencedoras do Prémio
Literário Manuel Teixeira Gomes
Local: TEMPO- Teatro Municipal de Portimão (Café Concerto)

19h00 Gala do Desporto: homenagem aos Campeões Portimonenses
Local: Auditório Municipal de Portimão

 

ASSOCIATIVISMO

Das 10h00 Batismo do Voo no Aeródromo Municipal
às 16h00 promovidos pela AeroVip e AeroAlgarve a preços especiais.
Mais informações no Aeródromo Municipal ou através do Tlf: 282 480 360

10.00h e 15.00h ”Portimão na Rota do Tiro Desportivo” – Prova de Tiro Desportivo
(e dia 14) Org: Associação de Tiro de Portugal
Local: Academia de Tiro

11h00 Espetáculo “Quinta da Amizade” – Famílias
Org.: Conservatório de Música de Portimão
Local: Auditório Municipal de Portimão
Bilhete 6€ (50% desconto: maiores de 65 anos, estudantes, sócios da Academia de Música de Lagos, Funcionários da Câmara Municipal de Portimão)

12h00 Workshop sobre o Jogo do Pau
Org.: Associação Algarvia do Jogo do Pau Português
Local: Largo das Associações

15h00 “Festival de Atividades Aquáticas – Cidade de Portimão”
Org.: Portinado – Associação Natação de Portimão
Local: Piscina Municipal de Portimão

15h00 Portimonense Sporting Clube / Grupo Desportivo de Chaves
Local: Estádio Municipal
Entrada Livre.

16h00 Espetáculo com os alunos da Escola de Danças de Salão e a Escola de Fado
Org.: Boa Esperança Atlético Clube Portimonense
Local: Boa Esperança Atlético Clube Portimonense

Comentários

pub