CVRA procura “O Melhor Sommelier dos Vinhos do Alentejo no Brasil”

A CVRA – Comissão Vitivinícola Regional Alentejana está a organizar o primeiro Concurso “O Melhor Sommelier no Brasil”, destinado a […]

A CVRA – Comissão Vitivinícola Regional Alentejana está a organizar o primeiro Concurso “O Melhor Sommelier no Brasil”, destinado a aproximar o mercado brasileiro da produção dos Vinhos do Alentejo.

A iniciativa envolve 85 sommeliers das cidades brasileiras do Recife, Belo Horizonte, Campinas, Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba.

À prova estarão os conhecimentos dos sommeliers sobre os vinhos da região, que merecem considerável aceitação dos consumidores brasileiros.

A CVRA planeia alargar gradualmente esta iniciativa, e dar-lhe um carácter anual. “Queremos, já no próximo ano, avançar com a seleção de sommeliers de outras cidades brasileiras, na próxima edição a iniciativa chegará a Salvador, Brasília e Florianópolis, naquele que será o II Concurso. O nosso objetivo é o de contribuir para o conhecimento dos Vinhos do Alentejo, fidelizando e aproximando estes especialistas do mercado brasileiro”, afirma Dora Simões, presidente da CVRA.

A 1ª etapa deste concurso, realizada em fevereiro e em setembro, foi baseada num workshop que abordou alguns dos conceitos-chave da região do Alentejo, como o seu historial, terroir e perfil dos vinhos, dirigido pelo crítico de vinhos português Rui Falcão.

De seguida, os concorrentes participaram numa prova de vinhos onde foram convidados a aferir as mesmas caraterísticas singulares e finalizaram respondendo a um exame escrito. Desta etapa resultou o apuramento de 2 representantes de cada cidade, perfazendo um total de 12 finalistas.

Como prémio, os 12 finalistas visitarão o Alentejo, estando previsto o contacto com os produtores locais, para além da experiência da identidade da região, numa viagem que não deixará de lado a paisagem natural, a gastronomia e a história.

O programa da visita incluirá ainda diversas provas práticas, com a finalidade de encontrar “O Melhor Sommelier dos Vinhos do Alentejo no Brasil 2014”.

 

Lista de sommeliers finalistas:

Belo Horizonte
Sylvia Simão – CEASA/MG e Professora na ABS Minas
Jefferson Dantes dos Santos – Restaurante Mes Amis
Campinas
Diego Arrebola – Sommelier consultor para elaboração de cartas de vinhos de restaurantes
José Hilton da Silva – Sol da Toscana “Duo Bruschetteria e Botega”
Curitiba
Líbio Rocha Lima – Mercado Municipal de Curitiba (Loja de Queijos e Vinhos)
Patrícia Gonçalves da Silva – Recem Forno do Sommelier
Recife
Fabrício Favarro – Lojas Ingá Vinhos
Rafael Merisio de Filtro – Grupo Restaurantes Spettus
Rio de Janeiro
Francisco Edcarlos – Adegão Português Campo de S. Cristovão
Diego Cosaquiviti de Nascimento – Restaurante Fasano Al Mare
São Paulo
Luisa Corrêa – Eu Levo Vinho
Lerizandra Dias – Vicolo Nostro

 

O que é a CVRA – Comissão Vitivinícola Regional Alentejana

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) foi criada em 1989 e é um organismo de direito privado e utilidade pública que certifica os vinhos DOC Alentejo e os vinhos Regional Alentejano.

É responsável pela promoção dos Vinhos do Alentejo, no mercado nacional e em mercados-alvo internacionais. A sua atividade é financiada através da venda dos selos de certificação que integram os contra-rótulos dos Vinhos do Alentejo.

Comentários

pub