Costa ocidental do Algarve e Alentejo sob Aviso Laranja por causa da agitação marítima

Toda a costa ocidental portuguesa, nomeadamente nos distritos de Faro, Beja e Setúbal, está esta quarta-feira sob Aviso Laranja, o […]

Toda a costa ocidental portuguesa, nomeadamente nos distritos de Faro, Beja e Setúbal, está esta quarta-feira sob Aviso Laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, devido à forte agitação marítima.

A previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera aponta para agitação marítima, com ondas de noroeste, que podem atingir 4,5 a 5,5 metros.

Por causa do vento, que, na costa ocidental, será também de noroeste, com rajadas até 75 km/h, Faro, Beja e Setúbal e todos os restantes do litoral português estão igualmente sob Aviso Amarelo.

Também a precipitação, com períodos de chuva forte, passando a aguaceiros por vezes fortes, levou o IPMA a colocar, no Sul do país, os distritos de Beja e Évora sob Aviso Amarelo.

O IPMA prevê, para esta quarta-feira, dia 18, céu geralmente muito nublado e pequena descida de temperatura mínima na na região Sul e nas regiões do litoral Centro.

Haverá ainda períodos de chuva a partir do início da manhã no Minho e Douro litoral, estendendo-se gradualmente, de norte para sul, às restantes regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, que será, por vezes, forte a partir do final da tarde, em especial nas regiões do litoral Norte.
Possibilidade de queda de neve acima de 1500 metros.

Vento fraco (inferior a 15 km/h), tornando-se moderado (20 a 35 km/h) do quadrante sul a partir da tarde nas regiões do litoral Norte e Centro e moderado a forte (30 a 50 km/h) nas terras
altas.

Neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais.

Comentários

pub