Castro Marim combate o desemprego através de protocolo com IPSS

A Câmara Municipal de Castro Marim aprovou em reunião do executivo, dia 10 de dezembro, a celebração de um protocolo […]

A Câmara Municipal de Castro Marim aprovou em reunião do executivo, dia 10 de dezembro, a celebração de um protocolo com as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho que tem por finalidade a reinserção profissional da população desempregada.

O protocolo abrange a Associação Cegonha Branca, Associação dos Amigos e Naturais de Castro Marim “Sapal Verde”, Associação de Bem Estar Social da Freguesia de Azinhal “ABESFA”, Associação Social da Freguesia de Odeleite e Santa Casa da Misericórdia de Castro Marim.

Esta medida, apresentada pela autarquia como sendo «de grande alcance social para a comunidade castromarinense», teve em conta a elevada taxa de desemprego – cerca de 15% da população ativa existente no concelho e uma das maiores da região do Algarve.

Em parceria com as IPSS, o município está a preparar candidaturas aos diversos programas do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), contando já com mais de uma centena de pessoas inscritas, comprometendo-se a financiar a parte das candidaturas que não é subsidiada por aquele organismo, mas da responsabilidade das entidades empregadoras.

A elaboração das candidaturas aos programas do IEFP é realizada pelo serviço de ação social da câmara municipal e os encargos serão custeados pelo município. Os beneficiários das candidaturas serão distribuídos pelas IPSS do concelho e pelos serviços da autarquia.

Para o presidente da Câmara Francisco Amaral, trata-se de um esforço financeiro municipal muito significativo, no sentido de ajudar as famílias que atravessam um momento muito difícil das suas vidas.

«Espero que um dia, que acredito seja próximo, a economia retome e esta ajuda deixe de ser necessária», afirmou na ocasião.

Comentários

pub