Câmara de Lagos aprova Declaração de Interesse Municipal para pontão e ponte de Odiáxere

A Câmara Municipal de Lagos aprovou a realização de obras de conservação estrutural no Pontão de Odiáxere e a emissão […]

A Câmara Municipal de Lagos aprovou a realização de obras de conservação estrutural no Pontão de Odiáxere e a emissão de Declaração de Interesse Municipal do Pontão e da Ponte que atravessam a Ribeira do Arão, considerando o relevante interesse cultural destas duas obras de engenharia para a preservação da memória coletiva.

A Câmara deliberou, na sua reunião pública de 4 de dezembro, declarar o interesse municipal das referidas estruturas, tendo em conta o significativo valor cultural das mesmas para o Município.

A autarquia explica, em nota de imprensa, que a declaração de interesse municipal é «condição necessária para a candidatura a apoio financeiro comunitário, determinante para a execução das obras de conservação estrutural que necessitam de ser desencadeadas com caráter de urgência no Pontão de Odiáxere».

A Ribeira de Arão é um dos principais cursos de água que desaguam na Baía de Lagos. Há cerca de 5 mil anos, a sua várzea era um braço de mar navegável para o interior, que progressivamente assoreou como consequência de uma prática agrícola, intensificada desde a época romana, como testemunham na envolvente as salinas e as estruturas industriais (fornos, moinhos de maré…) que poderão recuar até este período histórico.

O uso e o aproveitamento da Ribeira de Arão e da sua várzea para a prática agrícola – base da economia das comunidades que aqui se estabeleceram desde a pré-história e até aos nossos dias – justificou, no passado, a construção do pontão e da ponte de duplo arco de volta perfeita, que ainda hoje permitem o trânsito às terras da veiga em exploração.

«A várzea do Arão é, assim, um local de memória coletiva cuja paisagem reflete a especificidade cultural da sua população, intimamente ligada ao estuário e aos recursos que a sua várzea permite, assim como as duas obras de engenharia que facilitam a sua exploração: o pontão e a ponte, cuja proteção e valorização consagrarão a sua fruição», acrescenta a Câmara de Lagos.

A presente decisão irá ser submetida à Assembleia Municipal para aprovação e emissão da declaração de interesse municipal.

Comentários

pub