António Pinho Vargas orienta “Atelier para Jovens Compositores” da Orquestra Clássica do Sul

O compositor António Pinho Vargas vai orientar o “I Atelier para Jovens Compositores” da Orquestra Clássica do Sul. Já antes […]

O compositor António Pinho Vargas vai orientar o “I Atelier para Jovens Compositores” da Orquestra Clássica do Sul. Já antes tinham sido organizadas três edições desta iniciativa, enquanto a orquestra se chamava «do Algarve».

Este projeto conta com a orientação de António Pinho Vargas, compositor associado da OCS, e foi pensado para dar a conhecer o trabalho de compositores em início de carreira. As inscrições estão abertas até ao dia 28 de fevereiro.

Na primeira fase do concurso, serão selecionados até oito compositores, cujas obras serão interpretadas pela Orquestra Clássica do Sul, em ensaios abertos ao público, entre os dias 25 e 27 de março.

Numa segunda fase, serão escolhidas duas obras para serem estreadas na temporada 2014-2015 da Orquestra.

O júri é composto pelo diretor artístico e maestro titular da OCS, Cesário Costa, e por António Pinho Vargas.

Natural de Vila Nova de Gaia e contando com um vasto currículo de gravações com dezenas de composições originais, Pinho Vargas tem passado por muitos países da Europa e nos EUA, com músicos como Kenny Wheeler, Steve Potts, Paolo Fresu, Arild Andersen e Jon Christensen.

Sobretudo a partir da sua estada na Holanda, António Pinho Vargas tem-se dedicado principalmente à música contemporânea, ocupando lugar de relevo no atual panorama português, com destaque para composições para música de câmara e instrumentos solo.

É atualmente investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e professor na Escola Superior de Música de Lisboa.

O regulamento pode ser consultado em www.ocs.pt ou solicitado através de correio electrónico, bem como mais informações, para [email protected].

Comentários

pub