Algarvio campeão de canoagem premiado na gala do Comité Olímpico de Portugal

O vice-campeão do Mundo júnior e campeão da Europa júnior de canoagem (em K1 200m), Diogo Lopes, recebeu o prémio […]

O vice-campeão do Mundo júnior e campeão da Europa júnior de canoagem (em K1 200m), Diogo Lopes, recebeu o prémio Juventude, que distingue o melhor atleta jovem do ano.

O Diogo Lopes é um atleta nascido e criado no concelho de Lagoa e é treinado pelo professor Nuno Silva, no Kayak Clube Castores do Arade, na Mexilhoeira da Carregação.

A cerimónia realizou-se no dia 28 de Novembro no Auditório da Fundação Champalimaud, em Lisboa, e contou com a presença do secretário de Estado do Desporto e Juventude Emídio Guerreiro.

O Comité Olímpico de Portugal distinguiu os melhores do desporto de 2013 na cerimónia de celebração do seu 104º aniversário.

Todos os premiados

Entre os prémios atribuídos, destaque para Rui Costa, o campeão do mundo de ciclismo de estrada, que recebeu a Medalha Olímpica, que premeia o atleta do ano.

No total, foram atribuídos seis galardões por parte do Comité Olímpico de Portugal. O Campeão Olímpico Carlos Lopes recebeu o prémio Ordem Olímpica, que distingue a carreira desportiva de um atleta, enquanto João Rodrigues, o atleta olímpico nacional com mais presenças em Jogos Olímpicos, foi distinguido com o prémio Medalha de Mérito, pelos seus serviços prestados ao Olimpismo.

Nuno Silva, Diogo Lopes e Mário Santos (FPC)

No final, houve ainda tempo para os discursos do presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino, e do secretário de Estado Emídio Guerreiro.

Na cerimónia estiveram presentes várias figuras do desporto e sociedade nacionais, além dos que foram premiados na cerimónia, como os medalhados olímpicos Rosa Mota, os atletas olímpicos João Neto (judo), Joaquim Videira (esgrima), Pedro Fraga (remo), Gonçalo Carvalho (equestre), Mariana Lobato (vela), Susana Feitor (atletismo), Leila Marques (atleta paralímpica), Inês Henriques (atletismo), João Vieira (atletismo), Vera Santos (atletismo), Telma Santos (badminton) e João Silva (triatlo), ou os presidentes de Câmara, Paulo Vistas (Oeiras) e Isaura Morais (Rio Maior), além de vários presidentes de federações olímpicas e não olímpicas, que praticamente lotaram o auditório da Fundação Champalimaud.

Diogo Lopes e Rosa Mota

Comentários

pub