Alexandra Gonçalves é a nova diretora regional de Cultura do Algarve

Alexandra Gonçalves, professora adjunta e investigadora na área do Turismo na Universidade do Algarve e ex-vereadora da Cultura da Câmara […]

Alexandra Gonçalves, professora adjunta e investigadora na área do Turismo na Universidade do Algarve e ex-vereadora da Cultura da Câmara de Faro, acaba de ser escolhida pelo secretário de Estado da tutela como a nova diretora regional de Cultura do Algarve.

O nome de Alexandra Rodrigues Gonçalves era um dos três que foram indicados pela CreSAP, a Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública, ao secretário de Estado da Cultura Jorge Barreto Xavier para ocupar o lugar, depois do processo de concurso público para o preenchimento do cargo, coordenado pela CreSAP. A escolha final, no entanto, é inteiramente política e da responsabilidade do secretário de Estado.

Alexandra Gonçalves concluiu recentemente o seu doutoramento em Turismo, na Universidade de Évora, tendo conseguido fazer o doutoramento mesmo enquanto era vereadora da Cultura da Câmara de Faro. A sua tese teve como tema “A Cultura Material, a Musealização e o Turismo: A valorização da experiência turística nos museus nacionais”.

Além de Alexandra Gonçalves para a DRC Algarve, foram ainda nomeados dois outros novos diretores regionais para o Norte (António Manuel Torres da Ponte) e Alentejo (Ana Paula Amendoeira), bem como reconduzida a responsável do Centro (Celeste Amaro).

Celeste Amaro foi a única responsável reconduzida das quatro direções regionais de Cultura do país.

Na sequência dos concursos e da escolha final do secretário de Estado, saem dos cargos que antes ocupavam Dália Paulo, da Direção Regional de Cultura do Algarve, Aurora Carapinha (DRC Alentejo) e Paula Araújo Silva (DRC Norte).

O Sul Informação tentou falar com Alexandra Gonçalves, mas a futura nova diretora regional de Cultura remeteu quaisquer declarações para depois da sua tomada de posse, uma vez que não foi ainda formalmente indigitada. A sua entrada em funções deve ocorrer no dia 16 de dezembro.

 

Quem é Alexandra Gonçalves?

Alexandra Gonçalves, de 41 anos, é doutorada em Turismo pela Universidade de Évora.  A sua tese de doutoramento teve como tema “A Cultura Material, a Musealização e o Turismo: A valorização da experiência turística nos museus nacionais”, tendo sido feita sob orientação do professor doutor Francisco Ramos (Universidade de Évora) e coorientação do professor doutor Carlos Costa (Universidade de Aveiro).

Antes, em 15 de Fevereiro de 2002, Alexandra Mestre tinha concluído o seu mestrado em Gestão do Património Cultural, pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, da Universidade do Algarve e Universidade de Paris-8, com o tema «A componente cultural do Turismo urbano como oferta complementar ao produto ‘sol e praia’: o caso de Faro e Silves», sob a orientação do mesmo professor Carlos Costa, da Universidade de Aveiro.

A nova diretora regional de Cultura tem como formação base uma licenciatura em Marketing, concluída em 1997 na Universidade do Algarve.

Possui vários artigos e trabalhos de investigação publicados na área do turismo,
património cultural e eventos, entre os quais se encontra a publicação da sua tese de Mestrado.

Como experiência profissional, começou por trabalhar no setor das Viagens e Turismo, nomeadamente na Região de Turismo do Algarve, na Direção Geral de Operações de Terra da TAP e na Agência de Viagens Presidente.

Desde 1 de Setembro de 1997 que exerce docência na área do Turismo, na Universidade do Algarve, na Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo, onde é, desde Março de 2002, docente equiparada a Professora Adjunta, do Núcleo de Turismo, da Universidade do Algarve, na ESGHT.

Neste período desempenhou cargos de diretora do Núcleo de Turismo e Ciências Sociais e foi diretora do Curso Superior de Turismo. Tem lecionado em Mestrados na área do Marketing, do Turismo, bem como de Organização de Eventos e Congressos.

Entre outubro de 2009 e setembro de 2013 foi vereadora da Câmara Municipal de Faro, sendo responsável, entre outros, pelos pelouros da Cultura, Ação Social, Saúde, Publicidade, Economia e Turismo.

Comentários

pub