Alcoutim confirma fronteiras mas estreita laços com vizinhos espanhóis

A Câmara Municipal de Alcoutim promove esta sexta-feira, dia 13, às 12h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a […]

A Câmara Municipal de Alcoutim promove esta sexta-feira, dia 13, às 12h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a assinatura da Ata de Fronteira entre o Município de Alcoutim e os representantes autárquicos espanhóis de Sanlúcar de Guadiana, El Granado e San Silvestre de Guzmán.

A assinatura da Ata assinala e confirma a demarcação da fronteira luso-espanhola, desde a confluência do Rio Cuncos até à foz do Rio Guadiana, estabelecida pelo Tratado de Limites entre Portugal e Espanha, em 1864.

José Graça, chefe do Gabinete de Apoio à Presidência, explicou ao Sul Informação que «este ato de reconhecimento de assinatura realiza-se todos os anos, envolvendo as comunidades transfronteiriças das quatro autarquias ribeirinhas, mas raramente é dada nota pública do mesmo».

Este ano, «tem a particularidade de proceder-se à “inauguração” do mastro da bandeira no ponto mais elevado do Castelo da Vila, onde permanecerá hasteada» como símbolo de soberania nacional, acrescentou.

Por outro lado, «estando no início deste mandato autárquico, pretende o Município de Alcoutim aproveitar esta oportunidade para anunciar as suas intenções e objetivos de cooperação transfronteiriça para os próximos quatro anos, estando confirmadas as presenças de todos os “alcaldes” envolvidos».

Comentários

pub