Albufeira terá muitas exposições para ver a partir de janeiro

O ano de 2014 começa já amanhã, quarta-feira e traz a Albufeira várias exposições, que vão poder ser vistas ao […]

O ano de 2014 começa já amanhã, quarta-feira e traz a Albufeira várias exposições, que vão poder ser vistas ao longo do mês de janeiro em diversos espaços culturais do concelho. Este mês, será dado espaço a diversas instituições e escolas algarvias, bem como à fotografia.

Até ao próximo dia 4 de janeiro, a Galeria Municipal apresenta um conjunto de trabalhos de pintura, escultura e fotografia da autoria dos utentes da Associação de Apoio à Pessoa Excecional do Algarve (APEXA), vencedores da 6ª edição do concurso «Reabilitar através da Arte», que tem como tema «A Minha História…».

A partir do dia 10 de janeiro e até 8 de fevereiro, a Galeria Municipal passará a exibir a mostra de pintura, escultura, fotografia, instalação, desenho e ilustração «Contrastes», que junta os trabalhos de jovens artistas. O grupo de recém-licenciados da Universidade do Algarve, no campo das Artes Visuais, formaram o «5 Contrast», onde cada membro cria as suas próprias obras de arte, que vão desde a produção mais tradicional até à mais contemporânea.

Na galeria de Arte Pintor Samora Barros será possível assistir, de 4 a 28 de janeiro, à obra coletiva de Artemisia e suas alunas. «Cores e Formas» é uma exposição de pintura que reúne diversos trabalhos da artista, natural de Boliqueime e das aprendizes que frequentam o seu atelier.

No edifício dos Paços do Concelho continua a exposição «Recordando Albufeira», uma mostra de fotografias antigas que fazem parte da coleção de Henrique Ferreira. As temáticas são muito variadas com prevalência para aspetos panorâmicos, arquitetónicos e urbanísticos, mas também festividades civis e religiosas. A mostra pode ser visitada até 31 de janeiro.

Nos corredores do mesmo edifício, estão em exposição diversos apontamentos natalícios, elaborados pelos alunos dos ATL’s, Ludotecas e Escola de Trânsito de Albufeira e pelos utentes do Clube Avô. Este ano, a exposição «Pedacinhos de Natal» tem como tema o Natal Campestre e foi elaborada a partir de materiais naturais e recicláveis. A mostra termina no próximo dia 6 de janeiro.

Já no Museu Municipal de Arqueologia está em exposição a coleção fotográfica «Cortiça – da terra ao céu». A mostra reúne um conjunto de 30 fotografias sobre o descortiçamento e as fases de processamento industrial da cortiça, produto que já foi comparado pela revista The Economist aos diamantes de África e ao petróleo do Médio Oriente, com a mais-valia, em relação a estes, de ser renovável e não poluente.

A artista é natural do Brasil e reside em Portugal, onde frequentou os cursos profissionais de fotografia do Instituto Português de Fotografia e da ETIC. Para ver até dia 2 de março.

Comentários

pub