Adriano Pimpão eleito presidente da Assembleia Intermunicipal da AMAL

Adriano Pimpão, presidente da Assembleia Municipal de Loulé, foi eleito presidente da Mesa da Assembleia Intermunicipal da Associação de Municípios […]

Adriano Pimpão, presidente da Assembleia Municipal de Loulé, foi eleito presidente da Mesa da Assembleia Intermunicipal da Associação de Municípios do Algarve, sucedendo a Luís Coelho neste cargo.

Adriano Lopes Gomes Pimpão nasceu em Lisboa, a 25 de agosto de 1948, mas há muito que elegeu Boliqueime, no Concelho de Loulé, para residir. É licenciado em Finanças, pelo ISEG da Universidade Técnica de Lis­boa, e Doutorado em Economia, pela mesma Universidade. Possui também o diploma de Pós-graduação em Economia Pública, pela Universidade de Paris X-Nanterre.

Foi diretor regional de Planeamento na CCR Algarve.

Ex-reitor da Universidade do Algarve e ex-presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, foi secretário de Estado do Desenvolvimento Regional nos governos de António Guterres.

É membro da Ordem dos Economistas e foi presidente do Banco Alimentar contra a Fome no Algarve. É professor catedrático da Universidade do Algarve e presidente do Conselho Consultivo da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior. É membro do Conselho Económico e Social.

A 19 de outubro de 2013 tomou posse como presidente da Assembleia Municipal de Loulé.

A Assembleia Intermunicipal da Associação de Municípios do Algarve tem como principais competências a aprovação das opções do plano, orçamento, mapa de pessoal e dos documentos de prestação de contas; acompanhamento e fiscalização da atividade do Conselho Executivo; aprovação da celebração de protocolos relativos a transferências de atribuições ou tarefas, bem como pronunciar-se e deliberar sobre todos os assuntos que visem a prossecução dos interesses próprios da Comunidade Intermunicipal. 

Compete também a esta Assembleia a aprovação dos instrumentos de planeamento e gestão de âmbito regional (equipamentos de saúde, rede educativa e de formação profissional, segurança e proteção civil, mobilidade e transportes, equipamentos culturais, desportivos e de lazer) e ainda a elaboração dos planos intermunicipais de ordenamento do território, entre outros. 

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