«Natal na Aldeia» está a chegar a Odeleite

A localidade de Odeleite, no concelho de Castro Marim, vai comemorar a quadra natalícia. As festividades começam no dia 16 […]

A localidade de Odeleite, no concelho de Castro Marim, vai comemorar a quadra natalícia. As festividades começam no dia 16 de Dezembro, com a inauguração do presépio na aldeia, que se prolonga até 6 de Janeiro.

No fim-de-semana de 21 e 22 de Dezembro, entre as 13h00 e as 18h00, o «Mercadinho da Filhó e Empanadilha» com ateliês de pão e doces, cantares da época, música e animação.

Aqui a quadra natalícia não passa em branco e redobra as atenções para os doces típicos, também um atelier de pão e doces tradicionais da época na Casa de Odeleite, onde todos podem assistir, aprender e, efetivamente, «meter a mão na massa».

Ainda na componente pedagógica, uma feira de produtos locais, demonstração de artes e ofícios, exposição de trabalhos da UTL e uma exposição de fotografias de Natureza.

No âmbito mais lúdico, a inauguração do presépio da aldeia, atuações de grupos corais, um espaço para os mais novos com direito a Pai Natal e pinturas faciais, música, fogueira, a prova do famoso «caldo verde» e muita, mas muita animação.

A iniciativa «Natal na Aldeia» pretende promover o território e atividades tradicionais, tentando captar residentes e visitantes com atividades diversificadas e diferenciadas numa aldeia que é exemplo das potencialidades do interior do Baixo Guadiana.

A salientar que a iniciativa detém organização conjunta da Associação Odiana e a Associação Social da Freguesia de Odeleite. Tem como promotor a Associação Terras do Baixo Guadiana (ATBG), inserida no projeto «Um Outro Algarve» e conta com o apoio da Câmara Municipal de Castro Marim e Junta de Freguesia local.

Comentários

pub