«Mercadinho da Filhó e Empanadilha» é destaque do «Natal na Aldeia» em Odeleite

O «Mercadinho da Filhó e Empanadilha» vai ser um dos destaques do «Natal na Aldeia», que decorre até dia 6 […]

O «Mercadinho da Filhó e Empanadilha» vai ser um dos destaques do «Natal na Aldeia», que decorre até dia 6 de janeiro em Odeleite (Castro Marim).

Trata-se de uma iniciativa da Associação Odiana, da Associação Social da Freguesia de Odeleite, do promotor Associação Terras do Baixo Guadiana, com os apoios da Câmara Municipal de Castro Marim e da Junta de Freguesia local.

«Natal na Aldeia», em Odeleite, abriu ontem as portas, dia 16 de dezembro, com a abertura do presépio que, empenhadamente, nas últimas semanas, tem vindo a ser construído pela comunidade da aldeia que, recorrendo à utilização de materiais tradicionais, sem esquecer o musgo e o azevinho, confere beleza e sabedoria à recriação do nascimento do menino Jesus.

Um dos encantos do «Natal na Aldeia» é o «Mercadinho da Filhó e Empanadilha» que se realiza no fim-de-semana, de 21 e 22 de dezembro, das 13 às 18h00, onde o visitante pode adquirir os doces típicos do Baixo Guadiana, os doces tradicionais da época na Casa de Odeleite, mas também participar num ateliê de pão, tudo isto muito bem polvilhado com cantares da época, música e animação.

Refira-se, ainda, a realização de uma feira de produtos locais, demonstração de artes e ofícios, exposição de trabalhos da UTL e uma exposição de fotografias de natureza.

A iniciativa «Natal na Aldeia» visa promover o território do Baixo Guadiana e as atividades tradicionais da aldeia de Odeleite que encerra um enorme potencial turístico, assente na valorização dos recursos endógenos e na atração de novos visitantes.

Comentários

pub