Vencedor do Prémio Saramago 2013 encontra-se com o público no Pátio de Letras

O escritor angolano Ondjaki, vencedor do Prémio Saramago 2013 com o romance “Os Transparentes”, vai estar na livraria Pátio de […]

O escritor angolano Ondjaki, vencedor do Prémio Saramago 2013 com o romance “Os Transparentes”, vai estar na livraria Pátio de Letras, em Faro, na segunda-feira, dia 25, para uma conversa informal com o público.

O encontro está marcado para as 18h00, numa oportunidade rara de encontro com o escritor, atualmente radicado no Rio de Janeiro.

É também o segundo galardão que o escritor recebe este ano, depois do Prémio Fundação Nacional do Livro Infantil.

Ondjaki editou recentemente “Uma Escuridão Bonita”, ilustrado por António Jorge Gonçalves. “São dois jovens que estão numa varanda em Luanda e falta luz. As pessoas pensam que é uma escuridão metafórica, mas não, é uma escuridão de verdade. E todo o livro é uma conversa durante essa escuridão. É um livro de afetos, de ternuras e tem uma ilustração muito bonita”, diz Ondjaki.

“Os Transparentes” foi publicado em 2012 e, segundo Vasco Graça Moura, surpreende pela “maneira como a sua utilização da língua portuguesa é, não só capaz de captar com a maior naturalidade as mais diversas situações num contexto social tão diferente do nosso, mas comporta em si mesma fermentos de uma inovação que espelha com força e realismo um quotidiano vivido na sua trepidação e também funciona eficazmente ao restituí-lo no plano literário”.

A sessão vai ser apresentada por Adriana Nogueira, professora da Universidade do Algarve.

Comentários

pub