Universidade lança projeto para empresas de base científica e tecnológica

A Universidade do Algarve vai lançar o projeto direcionado a iniciativas de base científica e tecnológica «UAlg Business Lab» com […]

A Universidade do Algarve vai lançar o projeto direcionado a iniciativas de base científica e tecnológica «UAlg Business Lab» com um seminário, que decorrerá na quarta-feira, dia 13 de novembro, no Auditório Vermelho da Faculdade de Economia da instituição, no Campus de Gambelas.

Para além do lançamento do «UAlg Business Lab», o seminário contará com a apresentação de casos de boas práticas, nomeadamente o projeto ALFAETÍLICO, um caso de sucesso no que concerne a projetos resultantes da parceria entre Universidade-Empresa, e o Programa COHiTEC, um programa da COTEC Portugal – Associação Empresarial para a Inovação, cuja principal missão é acelerar a comercialização de tecnologias, através do apoio à criação de empresas de base tecnológica e licenciamento de tecnologias.

Este projeto, financiado pelo Programa Operacional Algarve 21, visa promover uma solução integrada de apoio a atividades de base científica e tecnológica. Para isso, propõem-se a atingir cinco objetivos principais.

Desde logo, o de «disponibilizar espaços e condições de apoio a atividades de investigação, conducentes a novos produtos, serviços e processos, orientados para as necessidades do mercado». Ao mesmo tempo, a UAlg pretende alargar a sua capacidade de incubação de empresas para apoiar a criação de empresas de base tecnológica e científica.

«Disponibilizar uma oferta de serviços dirigidos à capacitação e reforço do potencial humano dos centros de I&D, utilizadores das infraestruturas de apoio a atividades de investigação e desenvolvimento aplicado e validação de conceito», «promover relações institucionais entre empresas, unidades de I&D e a Universidade do Algarve» e «posicionar-se como estrutura de prestação de serviços partilhados e complementares com o futuro Parque Tecnológico Internacional do Algarve (PTIA)», são as outras linhas de força deste projeto, que será liderado pelo CRIA-Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia da Universidade do Algarve.

Os interessados em assistir a este seminário devem inscrever-se, através do preenchimento de um formulário. O programa completo pode ser consultado aqui.

Comentários

pub