Rita Ribeiro e Dead Combo são os destaques da programação de novembro no TEMPO

A atriz Rita Ribeiro e a banda portuguesa Dead Combo, que está a marcar pontos no plano internacional, são os […]

A atriz Rita Ribeiro e a banda portuguesa Dead Combo, que está a marcar pontos no plano internacional, são os destaques da programação de novembro do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão.

No dia 9 de novembro, às 21h30, Rita Ribeiro apresenta-se no Grande Auditório do TEMPO para representar “Gisberta”, uma peça escrita e encenada pelo brasileiro Eduardo Gaspar.

A peça estreou-se este ano no Teatro Rápido e dá voz a Angelina, a mãe de Gisberta, papel interpretado pela atriz Rita Ribeiro, revelando a história da transexual brasileira assassinada por um grupo de jovens que estavam ao cuidado de uma instituição do Porto, após três dias consecutivos de uma violência física e moral sem precedentes em Portugal.

Mas, antes do teatro, há cinema, com os dois últimos filmes do ciclo “Kim Longinotto: Histórias no feminino”: no dia 7, “Pink Saris” acompanha a história de uma ativista política, líder do movimento Gulabi Gang, que trabalha pelos direitos das mulheres na região de Uttar Pradesh, no norte da Índia; e no dia 8 é possível apreciar o trabalho de duas integrantes da Associação de Mulheres de Kumba, nos Camarões, que prestam apoio jurídico a mulheres e crianças vítimas de abusos, em “Sisters in Law”.

Ainda no âmbito no cinema às 5ªs, programação regular de cinema no TEMPO, na semana seguinte, e em parceria com a Associação Zero em Comportamento, tem início o ciclo “Problemáticas da Adolescência” – três filmes exibidos ao longo de três semanas que abordam temáticas como a gravidez na adolescência, a emigração, a política e o racismo, ou a dificuldade das crianças em lidar com o divórcio dos pais.

O primeiro filme a ser exibido, no dia 14 às 10h00 (sessão escolas) e às 21h30 (todos os públicos), é “Leroy” do realizador Armin Völckers, seguindo-se “De quinta a domingo” de Dominga Sotomayor (dia 21, às 21h30) e “17 Raparigas” de Delphine Coulin e Muriel Coulin (dia 28, às 21h30).

As sessões de cinema estão marcadas para as 21h30, no Pequeno Auditório, e os bilhetes têm o custo de 3 euros.

 

Fotografia, dança e música

Entretanto, já neste sábado, 9 de novembro, inaugura pelas 21h00 no espaço expositivo do Café Concerto a exposição de fotografia “Entre o rio e o mar” de Elsa Martins Esteves, que homenageia Portimão e Alvor, os seus pescadores e suas gentes, a qual pode ser visitada de terça a sábado, das 14h00 às 19h00 e em dias de espetáculo até às 21h30, até 31 de dezembro e com entrada livre.

No dia 15 de novembro, é a vez da música de The Weatherman apresentar-se no Pequeno Auditório para dar a conhecer as suas composições musicais.

Depois do terceiro disco de originais, lançado em 2013, o músico do Porto afirma-se cada vez mais como uma das principais figuras da pop feita em Portugal, num concerto marcado para as 21h30 e com bilhetes a 5 euros.

No dia seguinte, o palco do Grande Auditório recebe “Something still uncaptured”, a mais recente criação da coreógrafa e bailarina Maria Ramos: a peça tem como ponto de partida o trabalho do escultor Antony Gormley e pretende refletir sobre as possibilidades de cruzamento estético e criativo entre a escultura e a dança, custando os ingressos 8 euros.

Maria Ramos irá ainda orientar um workshop de dança, nos dias 13 e 14 de novembro das 18h30 às 20h30, na sala de ensaios do TEMPO, estando a participação aberta a maiores de 12 anos e limitada a um máximo de 16 participantes, com o valor da inscrição de 15 euros, sendo que os alunos de dança têm um desconto de 3 euros.

Novembro marca o regresso das visitas guiadas a “Um Espaço chamado Teatro”: depois de junho e julho ter dado a conhecer os bastidores do TEMPO ao público, Joana Melo, desta vez acompanhada por Rita Rodrigues, regressa para mostrar o edifício do Teatro mas também as suas histórias e memórias, e os espaços e passos que formam o percurso de um espetáculo, aos alunos das escolas.

Estão agendadas duas sessões para escolas no dia 22, uma às 10h00 e outra às 14h30, e uma sessão para famílias no dia 23, às 16h00. A entrada para escolas é gratuita mas está sujeita a inscrição prévia através da Oficina do Espectador. A sessão para famílias tem o custo de 3 euros.

Ainda no dia 22, pelas 21h30, Benvindo Barros, músico cabo-verdiano a residir em Portimão, apresenta o seu álbum “A vida no compasso”, num concerto com os ritmos da cultura e tradição de Cabo-Verde para ver e ouvir no Pequeno Auditório, com entradas a 5 euros.

A fechar a programação do mês de novembro, no dia 30, pelas 21h30, os Dead Combo sobem ao palco do Grande Auditório, numa oportunidade única de rever a banda, que comemora em 2013 dez anos de existência e cujo trabalho alcançou enorme notoriedade no plano internacional.

Nos Estados Unidos, quatro músicas suas estiveram nas primeiras 10 do top do iTunes americano e na Europa marcaram presença em diversos festivais de música em França, Espanha, Reino Unido, Alemanha, Itália e Escandinávia.

Todos os ingressos podem ser adquiridos na bilheteira do TEMPO, aberta de terça a sábado, das 14h00 às 19h00, e em dias de espetáculo das 10h00 às 21h30. Para mais informações ou reservas: 282 402 475 / 961 579 917, ou através do sítio na Internet: http://www.teatromunicipaldeportimao.pt

Comentários

pub