Projeto Chapim ajuda a combater processionária em Albufeira, com a ajuda das crianças

O Município de Albufeira está a desenvolver um projeto inovador que tem por objetivo controlar a proliferação da lagarta do […]

O Município de Albufeira está a desenvolver um projeto inovador que tem por objetivo controlar a proliferação da lagarta do pinheiro – processionária – responsável por provocar danos graves nos pinheiros e problemas ao nível da saúde pública.

Até ao final do mês irão ser colocados 40 ninhos de chapim em diversas zonas do concelho e em estabelecimentos de ensino, com vista a aumentar o número dessas aves que se alimentam das lagartas, ao mesmo tempo que se promove a biodiversidade.

O vice-presidente da Câmara José Carlos Rolo, acompanhado por técnicos da Autarquia, da Divisão de Ambiente, Higiene Urbana e Espaços Verdes, Nuno Grade e Paula Martins, respetivamente responsável técnico e bióloga do Parque Natural da Ria Formosa, colocaram na semana passada os primeiros ninhos no âmbito do “Projeto Chapim”.

As escolas EB1 de Vale de Parra e EB1 de Fontainhas e o Jardim por detrás da Biblioteca Municipal Lídia Jorge já estão preparadas para receber os “novos inquilinos” que prometem chegar a partir do mês de janeiro.

As crianças adoraram ouvir a explicação sobre o projeto, bem como a expectativa de dentro em breve poderem participar ativamente, através da construção e colocação de comedores e registos da colonização.

Até ao final do mês, a Autarquia prevê colocar 40 ninhos que irão ser georreferenciados e numerados com vista à monitorização individualizada. Os registos irão ser feitos na altura da nidificação, entre Janeiro e Maio, de forma a permitir o tratamento estatístico dos dados pelos técnicos do Município e do Parque Natural da Ria Formosa, entidade parceira do projeto.

José Carlos Rolo referiu tratar-se de uma complementaridade às ações ambientais previstas no Plano Municipal de Desinfestações, que considera “uma mais-valia por se tratar de um projeto inovador de elevado interesse ambiental que ao fomentar a biodiversidade permite o controlo da praga”.

A iniciativa tem também uma forte componente pedagógica que é importante valorizar, uma vez que as crianças dos vários  estabelecimentos de ensino irão acompanhar a evolução do projeto através do Caderno de Campo que lhes irá facultar informação detalhada sobre a espécie, como construir um comedor, bem como nos registos da colonização, referiu.

A processionária é um inseto desfolhador dos pinheiros que causa impactes negativos não só ao nível das espécies arbóreas mas também na população. O chapim é uma ave urbana que se encontra praticamente em todo o tipo de florestas e parques e jardins e é um dos principais predadores da lagarta do pinheiro, contribuindo para a biodiversidade e o equilíbrio das zonas que habitam.

Comentários

pub