Portugueses pretendem gastar um máximo de 114€ em presentes de Natal

Os portugueses estão a reduzir significativamente as suas despesas de Natal, conclui o estudo do Observador Cetelem, apresentado hoje. O […]

Os portugueses estão a reduzir significativamente as suas despesas de Natal, conclui o estudo do Observador Cetelem, apresentado hoje.

O valor que dispõem para gastar em presentes situa-se agora nos 114 euros, quando em 2011 chegava aos 192 euros, um decréscimo de 40%.

O mesmo estudo mostra que 50% dos inquiridos em Portugal são perentórios na resposta: “este ano vamos gastar menos do que no ano passado”.

Os portugueses que pretendem gastar menos no Natal encontram-se na faixa etária dos 55 aos 65 anos (58%). Os jovens são menos expressivos, mas de qualquer modo 39% espera reduzir gastos.

Na análise por regiões, Lisboa surge como a que tem mais intenções de despender menos dinheiro este Natal do que no anterior (66%). A zona Centro também se destaca por ser a região do país com maior número de indivíduos a afirmar que têm intenções de gastar mais em 2013 do que em 2012 (6% contra uma média de 2%).

Como era expectável, é nas classes mais baixas (C2/D) que se encontram o maior número de indivíduos com vontade de reduzir despesas no Natal (55%).

Todavia, as classes mais altas (AB/C1) também não pretendem aumentar despesas: 49% irá gastar menos e 41% irá gastar o mesmo.

A análise do Observador Cetelem revela ainda que o valor do presente de Natal mais barato subiu em relação ao ano transato: passou de 16 euros para 19 euros.

Já as intenções de gastos nos presentes mais caros mantêm-se nos 34 euros. O gasto médio por pessoa situa-se nos 29 euros e os portugueses esperam comprar uma média de 4 presentes este Natal.

«Os portugueses estão mais racionais na hora de consumir. O consumo exacerbado que se verificava até há poucos anos atrás, nesta altura do ano, atualmente já não faz sentido. Desde que a crise passou a fazer parte da consciência de todos que se ponderam mais todas as compras que se efetuam e existe uma maior gestão e controlo dos gastos. Sintomático desta alteração de comportamentos é, sem dúvida, a consequente intenção dos portugueses em diminuir gastos, sobretudo no Natal», afirma Diogo Lopes Pereira, diretor de marketing do Cetelem.

Este estudo do Observador Cetelem sobre as “Intenções de Compra dos Portugueses no Natal 2013” foi realizado em colaboração com a Nielsen e aplicada, através de um inquérito quantitativo, a 500 indivíduos de Portugal Continental, de ambos os sexos, dos 18 aos 65 anos, entre o período de 3 a 5 de Outubro de 2013. O erro máximo é de +4,4 para um intervalo de confiança de 95%.

Comentários

pub