Período prolongado de frio vai continuar até 5 de dezembro

As temperaturas mínimas do ar vão continuar baixas, pelo menos até dia 5 de dezembro, inferiores a 5ºC na generalidade […]

As temperaturas mínimas do ar vão continuar baixas, pelo menos até dia 5 de dezembro, inferiores a 5ºC na generalidade do território, com valores entre -4ºC e 2ºC nas regiões do interior, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

As temperaturas máximas serão também baixas, variando entre 3 e 14ºC na região Norte e no interior das regiões Centro e Sul e entre 9 e 17ºC nas regiões do litoral Centro e Sul.

Salienta-se a formação de geada nos locais abrigados, em especial nas regiões do interior. O vento soprará moderado a forte nas terras altas, em especial durante a noite e manhã, o que, associado às baixas temperaturas, aumentará o desconforto térmico, acrescenta o IPMA.

Nos últimos dias as temperaturas têm já sido bastante baixas. A segunda quinzena de novembro está a ser caracterizada por tempo frio, com temperaturas inferiores aos valores normais para esta época do ano em todo o território.

Até ao dia 26, salientam-se os seguintes valores mais baixos da temperatura mínima do ar: -0,6ºC em Vila Real e Castelo Branco, 2,8ºC em Beja e 2,7ºC em Sagres, registados no dia 21; 2,5ºC no Porto e 6,4ºC em Lisboa no dia 24; -3.7ºC em Bragança no dia 25; -0.3ºC em Évora no dia 26.

Segundo o site Meteofontes, durante a madrugada de ontem registaram-se mínimas de 2,2ºC e 4,8ºC no Sítio das Fontes e em Carvoeiro (ambos no concelho de Lagoa), respetivamente.

Os valores observados da temperatura mínima do ar são já próximos dos valores que apenas ocorrem em 10% dos casos neste período, sublinha o IPMA.

Para hoje, quarta-feira, a previsão é de céu pouco nublado ou limpo, vento moderado (20 a 35 km/h) de nordeste, soprando moderado a forte (30 a 50 km/h) e com rajadas da ordem de 70 km/h nas terras altas, em especial até ao final da manhã.

Haverá neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do interior, bem como formação de geada, em especial das regiões do interior. Pequena descida da temperatura mínima na região Centro.

 

 

Comentários

pub