Peça «O Deus da Matança» dá o mote para discutir o bullying no Teatro Lethes

A ACTA- A Companhia de Teatro do Algarve leva à cena, no Teatro Lethes, a peça «O Deus da Matança», […]

A ACTA- A Companhia de Teatro do Algarve leva à cena, no Teatro Lethes, a peça «O Deus da Matança», de Yasmina Reza e aproveita para lançar a discussão sobre a problemática do bullying. O espetáculo pode ser visto hoje, quinta-feira e amanhã, sexta, às 21h30 e será seguido por um debate com a presença de pais, professores, educadores, técnicos e atores da ACTA.

O espetáculo, que «analisa o universo da família e as discrepâncias entre o ser e o parecer, com a mistura de leveza, seriedade, humor e crítica social», é uma produção da companhia de teatro algarvia, encenada por Paulo Moreira, que conta com Bruno Martins, Elisabete Martins, Mário Spencer, Tânia Silva como intérpretes. A tradução do texto é de Luís de A. Miranda e a Conceção Plástica de Luís Vicente.

Já os debates sobre a problemática do bullying, resultam de uma iniciativa conjunta da ACTA, do Sindicato dos Professores da Zona Sul e da FRAPAL – Federação Regional das Associações de Pais e Encarregados de Educação do Algarve.

«A ACTA tendo em atenção o seu papel de intervenção social junto da comunidade tem-se debruçado sobre questões sociais, dedicando especial atenção aos problemas da comunidade escolar. A Companhia é provavelmente a estrutura artística profissional em Portugal, que desde a sua génese acompanha todos os graus de ensino, abordando com coerência as preocupações de pais, educadores e estudantes», considerou a companhia teatral.

«O Programa de Teatro Para a Educação e Serviço Educativo em particular, é um dos mais creditados serviços educativos do país e caso de referência no âmbito europeu, com os profissionais da ACTA intervindo na formação a professores e educadores de vários países. O seu trabalho nesta área foi motivo de dissertação e reflexão na Universidade de Hidelberg (Alemanha). A ACTA viu também o seu trabalho junto da comunidade escolar reconhecido com o Prémio Gulbenkian-Educação 2010», concluiu.

Os bilhetes para assistir à peça custam 7,5 euros para quem tenha menos de 30 anos e mais de 65 anos e 10 euros para o restante público.

Comentários

pub