Obras no Auditório já começaram mas 2ª fase da Fortaleza de Sagres só em 2014

As obras de Requalificação do interior do Auditório da Fortaleza de Sagres já começaram este mês, anunciou a Direção Regional […]

As obras de Requalificação do interior do Auditório da Fortaleza de Sagres já começaram este mês, anunciou a Direção Regional de Cultura do Algarve, mas os trabalhos da 2ª fase só deverão avançar em 2014.

Os trabalhos no Auditório, que foram adjudicados por perto de 74 mil euros à empresa Planirest, Construções Lda, e irão durar mês e meio, incluem intervenções nos pavimentos, tetos, vãos, escadas, execução de balcão de bengaleiro e de palco, abertura de vão em parede lateral e de instalações elétricas, rede de incêndios e climatização.

«Com esta intervenção, em breve, teremos um espaço com condições físicas técnicas e de segurança, para dar uma resposta mais abrangente às necessidades dos eventos que, regularmente, poderão aí acontecer. A sala deste pequeno auditório ficará apta para a realização de seminários, conferências, palestras – com equipamento para tradução -, bem como pequenos eventos da arte do espetáculo e projeções», explica a DR de Cultura do Algarve.

Dália Paulo, diretora regional, revelou ao Sul Informação que «as obras no auditório são uma das 23 ações que integram a 1ª fase da candidatura do projeto do “Requalificação e Valorização do Promontório de Sagres”». Desta fase, estão concluídos «80% do projeto», estando a sua conclusão «prevista para setembro de 2014».

«Tanto esta fase, como a próxima, têm apoio comunitário através do PO Algarve 21», sendo a contrapartida nacional assegurada através do PIT (Programa de Intervenção no Turismo), acrescentou aquela responsável.

 

2ª fase está em avaliação técnica na CCDRA

 

Para a 2ª fase, que engloba um investimento de 3,9 milhões de euros, necessários para terminar as obras naquele que é o terceiro monumento nacional mais visitado no país, foi já aprovada, em julho de 2013, uma candidatura ao PIT.

Mas o grosso do financiamento deverá vir do Programa Operacional Algarve21. Nesse sentido, segundo Dália Paulo, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve «realizou um convite à Direção Regional de Cultura do Algarve para apresentar candidatura para a 2ª fase em julho de 2013», encontrando-se a candidatura «neste momento em apreciação técnica pela CCDR Algarve».

Esta 2ª fase deverá, segundo a diretora regional de Cultura, decorrer de «janeiro de 2014 a junho de 2015», ou seja, ao longo de ano e meio.

«É nesta 2ª fase que está prevista a empreitada – obra e museografia – do Centro Expositivo» da Fortaleza de Sagres, a ser instalado em parte dos edifícios construídos nos anos 90, da autoria do arquiteto João Carreira.

Num dos edifícios, frente à rosa-dos-ventos, será então instalado o Centro Expositivo, cuja museografia e instalação de conteúdos faz parte desta 2ª fase. Este Centro, com conteúdos concebidos pela empresa P-06, terá como personagem principal o Infante D. Henrique e permitirá que os visitantes de todas as idades e nacionalidades viajem pela história do Promontório de Sagres, mas também mergulhem nos mundos que os Descobrimentos abriram para os europeus, num espaço que apelará a todos os sentidos.

Enquanto essa 2ª fase não avança, estão já em curso os trabalhos de requalificação do Auditório, através dos quais a Direção Regional de Cultura prossegue com as ações do Programa de Requalificação e Valorização do Promontório de Sagres, cujo principal objetivo é «a criação de condições de acesso ao monumento, assegurando a sua salvaguarda, valorização e fruição pelo público».

Este projeto está a ser financiado pela Comissão de Coordenação da Região do Algarve e pelo Turismo de Portugal, através dos programas POAlgarve 21 e PIT – Programa de Intervenção do Turismo, respetivamente.

Comentários

pub