Mais de 300 alunos do 5º ano aprendem hábitos saudáveis em Lagoa

A Câmara de Lagoa, em parceria com a Associação Prevenir e os dois Agrupamentos de Escolas do concelho, vai implementar, […]

A Câmara de Lagoa, em parceria com a Associação Prevenir e os dois Agrupamentos de Escolas do concelho, vai implementar, durante o ano letivo 2013/2014, o Programa “Eu Passo”, que visa a promoção de hábitos de vida saudáveis e de competências psicossociais, a cerca de 320 alunos do 5º ano do ensino básico.

A formação, disponibilizada aos professores, será acreditada e os manuais serão comparticipados pela Câmara Municipal.

Com o objetivo de promover atitudes e comportamentos saudáveis, diminuir e atrasar o consumo de tabaco e álcool e envolver os agentes educativos no processo, o programa contará com a participação de técnicos da autarquia e da entidade formadora, envolvendo todos os professores do 5.º ano.

O programa começou hoje, dia 20, a ser implementado em meio escolar, nas Escolas EB 2,3 Jacinto Correia, em Lagoa, EB 2,3 João Cónim, em Estombar e EB 2,3 Rio Arade, no Parchal.

A autarquia salienta que se trata «de uma aposta na prevenção dos comportamentos de risco, através do aumento dos fatores de proteção a partir de estratégias e ferramentas com caráter lúdico, que será desenvolvida nas áreas curriculares não disciplinares, e que se pretende dar continuidade ao grupo alvo no próximo ano letivo, por se tratar de um programa longitudinal».

O Programa de hábitos de vida saudáveis e prevenção do consumo de tabaco e álcool, segundo os peritos, deve começar em casa. As escolas ajudarão a reforçar a intervenção dos pais e educadores.

Comentários

pub