Jovens dos dois lados da fronteira debatem «A EUropa és tu»

O Encontro Transfronteiriço de Jovens vai decorrer esta terça-feira, pelo quinto ano consecutivo, desta vez tendo como palco a cidade […]

O Encontro Transfronteiriço de Jovens vai decorrer esta terça-feira, pelo quinto ano consecutivo, desta vez tendo como palco a cidade de Ayamonte, na província de Huelva, Espanha.

O Encontro tem como tema “A Europa és tu/Tú eres Europa”, e é uma parceria dos Centros Europe Direct do Algarve, de Mértola e de Huelva envolvendo estudantes e professores das três regiões.

A edição de 2013 decorre em Ayamonte, a primeira Eurocidade, formalizada a 9 de janeiro de 2013 no âmbito da Euroregião Algarve, Alentejo e Andaluzia, entre Vila Real de Santo António e Ayamonte.

A 9 de maio deste ano, Castro Marim aderiu a esta Eurocidade, agora Ayamonte – Castro Marim – Vila Real de Santo António.

Aos cerca de 80 participantes (entre os 17 e os 18 anos), vindos de escolas de Mértola, Ayamonte e Vila Real de Santo António, será proposta uma atividade de informação/debate.

Divididos em equipas transfronteiriças, irão aplicar aos cidadãos de Ayamonte um inquérito de rua. A partilha, no período da tarde ano, será facilitada por Elisabete Rodrigues, jornalista do Sul Informação, e pelas equipas dos centros e respetivos professores.

O encontro tem como objetivo contribuir para melhorar o entendimento mútuo e promover o melhor conhecimento das línguas portuguesa e espanhola, bem como a promoção de troca de experiências e de conhecimentos entre os jovens das regiões envolvidas na parceria, sobre a temática da cidadania e sobre a União Europeia em geral.

Em 2014, a iniciativa deverá realizar-se no Algarve, na cidade de Faro, com uma temática associada ao Ano Europeu contra o Desperdício Alimentar.

Comentários

pub