Em novembro, até se vai «Comer a Língua» no Teatro das Figuras

No Teatro das Figuras, há «Comer a Língua», música clássica e teatro feito na região, até final do mês. Durante […]

No Teatro das Figuras, há «Comer a Língua», música clássica e teatro feito na região, até final do mês. Durante o mês de novembro, há muito que ver, incluindo um projeto de Serviço Educativo criado para a iniciativa Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura, pela companhia Teatro do Frio».

O espetáculo «Comer a Língua» foi pensado para os mais pequenos e, em faro, haverá sessões para escolas, mas também para famílias. No dia 28 e 29 de novembro os alunos de estabelecimentos de ensino algarvios vão poder assistir a esta peça, com texto original de Regina Guimarães, «em que a língua portuguesa se mostra na sua complexidade, revelando a sua abertura a múltiplas influências culturais e a sua capacidade plástica de mutação».

Comer a Língua foi criado a convite do Serviço Educativo de Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura, em coprodução com o Teatro do Frio e o Serviço Educativo do Teatro Municipal Maria Matos e é apresentado no Teatro das Figuras no âmbito da rede de programação cultural ArteSul.

Antes disso, haverá muito para ver e ouvir. Esta semana, por exemplo, é dado destaque à música clássica, em dois concertos protagonizados pro diferentes formações. Na quinta-feira, dia 14 de novembro, a Orquestra Clássica do Sul, sobe a rampa que a sua sede do Teatro das Figuras para apresentar um concerto com o tenor Carlos Cardoso, sob a direção do maestro Cesário Costa. Aqui, serão apresentadas árias de óperas de Rossini, Donizetti, Bizet, Verdi e Haydn.

Dois dias depois, a 16 de novembro, um sábado, a Orquestra Clássica da Academia vai proporcionar a estreia absoluta do Concerto de Piano para Menor, do compositor Armando Mota, que conduzirá igualmente a orquestra e os solistas Catarina Afonso no piano e José Nuno Matias no violino.

A Orquestra Clássica da Academia tem na sua composição estudantes de música da Academia de Música de Lagos e representa a aposta da instituição na formação de jovens talentos e na promoção da música portuguesa.

No fim de semana seguinte, o principal palco do concelho de Faro recebe a peça «Barafunda», apresentada por duas estruturas culturais do concelho que se uniram. O LAMA – Laboratório de Artes e Media do Algarve e grupo de teatro Te-Atrito apresentam este espetáculo nos dias 22 e 23 de novembro. O espetáculo, com encenação de João de Brito, tem como ponto de partida a peça de Teatro «O Doido e a Morte», de Raul Brandão.

Comentários

pub