Comércio tradicional de Portimão terá muita animação até ao Natal

Presépios, desfile de pequenos pais natal, música, gastronomia e artesanato, são algumas das propostas do programa de Animação de Natal, […]

Presépios, desfile de pequenos pais natal, música, gastronomia e artesanato, são algumas das propostas do programa de Animação de Natal, que a partir de 3 de dezembro até 6 de janeiro, pretende dinamizar a zona comercial da cidade e atrair residentes e visitantes.

Os comerciantes também foram desafiados «a decorar e iluminar as fachadas e montras dos seus estabelecimentos, a colocar vasos de plantas decorados com motivos natalícios, árvores de Natal e passadeiras junto aos estabelecimentos e ao longo da rua». Os donos dos estabelecimentos poderão abrir as suas lojas até às 22 horas, durante o período em que decorrem as atividades de Natal.

A Câmara Municipal de Portimão e a Junta de Freguesia de Portimão, em parceria, propõem diversas atividades para a época natalícia. Entre elas, uma exposição de presépios, no Largo da Mó e na Alameda da República, bem como um desfile de pais natal que envolve alunos dos vários agrupamentos e estabelecimentos de ensino do concelho, que terá lugar no dia 17 de dezembro, Às 10 horas.

Na gastronomia, haverá «Saberes & Sabores» para conhecer no antigo edifício da Algifa, bem no coração da zona comercial. Ali, serão mostrados e dados a provar produtos locais. Esta iniciativa decorre nos dias 13, 14, 20 e 21 de dezembro, das 15 às 22 horas. Ainda neste local, de 10 de dezembro a 6 janeiro, irá decorrer uma feira de artesanato das 15 às 19 horas.

Os mais pequenos terão ao seu dispor divertimentos localizados na Alameda e na rua Dr. João de Deus (junto à chapelaria ideal), havendo também às sextas e aos sábados fotografias com o Pai Natal e pinturas faciais.

A animação de rua será uma constante neste período natalício, com a presença da banda da Sociedade Filarmónica Portimonense, do Conservatório de Música de Portimão, vários clubes desportivos e recreativos, e das tunas da Universidade do Algarve e ISMAT. Não esquecendo, os artistas de rua que estarão em Portimão neste natal, com artes circenses, estátuas humanas e outras surpresas.

Para incentivar este tipo de manifestações, a autarquia decidiu «isentar da taxa de ocupação de via pública todos os que aderirem à iniciativa, no período compreendido entre 29 de novembro e 6 de janeiro próximo».

«No que se refere aos artistas de rua, e de forma a obter uma melhor articulação e gestão da presença dos mesmos nas referidas artérias, já se encontram abertas inscrições para que manifestem o seu interesse em participar, devendo para o efeito dirigir-se à Casa Manuel Teixeira Gomes», anunciou a Câmara de Portimão.

Comentários

pub