Casa Santos Lima é a nova empresa instalada no Parque Empresarial de Tavira

A Casa Santos Lima – Companhia das Vinhas SA é a próxima empresa a instalar-se no Parque Empresarial de Tavira. […]

A Casa Santos Lima – Companhia das Vinhas SA é a próxima empresa a instalar-se no Parque Empresarial de Tavira. Para isso, assinou com a empresa municipal EMPET – Parques Empresarias de Tavira um contrato de compra e venda de um lote, para a instalação desta produtora vinícola.

A Casa Santos Lima, cumprindo o seu plano de expansão para outras regiões vitivinícolas de Portugal, com o objetivo de diversificar o seu portefólio de vinhos portugueses, decidiu apostar na Região do Algarve, mais concretamente na Região Demarcada de Tavira, uma das regiões de Portugal com maior visibilidade internacional e com excelente aptidão para a produção de vinhos de qualidade.

«Esta aposta, que pretende retomar a tradição vitivinícola da Região, cria um polo produtivo e ao mesmo tempo, atrativo em termos de Enoturismo», salienta a EMPET.

Para João Pedro Rodrigues, presidente da EMPET, “desde o início das negociações, não tivemos dúvidas da importância deste projeto para a consolidação do Parque Empresarial de Tavira, sendo igualmente um impulso e um estímulo significativo para o desenvolvimento económico do concelho de Tavira e do Algarve. Acresce que a atividade da Casa Santos Lima enquadra-se claramente no objetivo de captar empresas com enfoque nas áreas da Economia do Mar, Agro-indústria e Turismo. Neste sentido, tudo fizemos para fixar este investimento no nosso concelho.”

O plano de expansão e desenvolvimento projeta a plantação, a curto prazo, de cerca de 2,7 hectares de vinha, que irão acrescer à plantação já existente.

De forma a maximizar a qualidade dos vinhos a produzir, a Casa Santos Lima irá também construir a sua própria adega na Região, onde será edificado um edifício destinado à vinificação, armazenamento e apoio administrativo.

José Luís Santos Lima Oliveira da Silva, presidente da Casa Santos Lima, salientou, por seu lado, que “tendo o plano de expansão a Região de Tavira como centralidade, foi uma feliz coincidência ter encontrado no concelho uma infraestrutura empresarial que reúne as nossas exigências de investimento. A localização, as excelentes condições e benefícios que o Parque Empresarial oferece, conjugado com a flexibilidade de ocupação, corresponderam aos objetivos de instalação da Casa Santos Lima.”

O investimento associado a este acréscimo de produção vitivinícola deverá elevar-se a cerca de 150 mil euros, enquanto o investimento nas novas instalações para produção de vinho deverão elevar-se a cerca de 400 mil euros, estando previsto em reforço sazonal a criação de 12 postos de trabalho.

A Casa Santos Lima prevê já para 2014 o lançamento dos primeiros vinhos Tinto e Rosé.

 

Sobre a EMPET – Parques Empresariais de Tavira EM

A EMPET foi criada em Dezembro de 2002 e tem como missão criar uma cidade ativa com grande interatividade com o meio envolvente, a nível local, nacional e internacional. Introduzir um pulsar ativo na cidade, um fator de ativação do desenvolvimento empresarial, cultural e económico e da visibilidade da região.

Estatutariamente tem como primeiro objetivo a promoção e a execução das obras de infraestruturas em dois loteamentos de natureza empresarial, cuja iniciativa de criação se deveu à Câmara Municipal de Tavira.

Nesses Parques Empresariais deverão ser instalados as Feiras e Mostras temáticas num, e noutro, a instalação de empresas, prioritariamente dos sectores da economia do Mar, Agro-indústria e Turismo.

 

Sobre a Casa Santos Lima

A Casa Santos Lima, com sede no concelho de Alenquer, foi fundada em 1991 para dar continuidade à atividade vitivinícola da família Santos Lima, iniciada no virar no final do século XIX por Joaquim Santos Lima, na época um dos maiores produtores e exportadores de vinhos portugueses.

No entanto, só em 1996 teve início o engarrafamento e dos seus vinhos, até à data comercializados a granel.

Hoje, com mais de 200 hectares de vinha, a Casa Santos Lima é o principal produtor da região de Lisboa, representando mais de 30% do vinho certificado da região.

Com uma forte aposta na internacionalização da Casa Santos Lima, um dos maiores dinamizadores da exportação de vinho, exporta mais de 90% dos vinhos que comercializa para aproximadamente 40 mercados.

Comentários

pub