Câmara de Lagoa cria Gabinete de Apoio às Freguesias

Lagoa criou o Gabinete de Apoio às Freguesias, uma promessa eleitoral do novo executivo que vai no sentido de abrir […]

Lagoa criou o Gabinete de Apoio às Freguesias, uma promessa eleitoral do novo executivo que vai no sentido de abrir «um novo ciclo político em Lagoa, de proximidade com os cidadãos». O recém-eleito presidente da Câmara Francisco Martins já havia determinado a criação um pelouro de vereação das Freguesias e reforça, desta forma, a preocupação de ter «um concelho onde caibam todos, mas todos mesmo».

«O Gabinete de Apoio às Freguesias, como extensão dos diversos pelouros do executivo, desenvolverá uma ação coordenada e conjugada que permita uma melhor e mais eficaz interpretação das leis e regulamentos, para que as decisões sejam mais justas e mais céleres, uma vez que o objetivo é resolver e dar satisfação às petições e aos interesses dos munícipes, no mais curto lapso de tempo», revelou a Câmara de Lagoa.

Este novo departamento, coordenado por Jorge Pardal, que exerceu vários mandatos como Presidente da Junta de Freguesia de Carvoeiro, também «desenvolverá métodos de trabalho capazes de resolver e/ou sanar alguns dos problemas generalizados e específicos, como os que se colocam às Freguesias, face a dificuldades ao nível financeiro e logístico».

Segundo a Câmara de Lagoa, «o presidente e o executivo apostam forte numa nova forma de governação aberta, o mais possível de proximidade, que possibilite o contato com os cidadãos e, estes, com os eleitos e responsáveis tanto da Câmara, como das Freguesias».

«Jamais farei distinções e estarei atento a qualquer surto de indiferença ou de privilégios, por mínimos que sejam. Tudo farei para que o meu grupo de trabalho – desde os Vereadores aos funcionários – atue, na rua e não por detrás das secretárias, em busca de factos e respetivas soluções, como se todos fossemos uma espécie de Provedor do Cidadão, porque os problemas, todos e não apenas alguns, devem ser resolvidos no imediato, se possível», defendeu Francisco Martins antes das eleições, mensagem que agora reafirma.

«O Gabinete de Apoio às Freguesias já se encontra em plena atividade promovendo reuniões com dos executivos das Freguesias, fazendo o levantamento das situações que possam merecer resposta imediata e estudando, também, a calendarização de visitas de trabalho conjunto às Uniões e Juntas de Freguesia, que incluirão, para além de autarcas, técnicos dos diversos serviços da Câmara», acrescentou a autarquia lagoense.

Comentários

pub