Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes comemora 20º aniversário com muita festa

A Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, de Portimão, comemora, no próximo dia 6 de novembro, 20 anos de muitas histórias […]

A Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, de Portimão, comemora, no próximo dia 6 de novembro, 20 anos de muitas histórias para contar e inúmeras atividades realizadas, ao serviço da comunidade local.

A data festiva vai ser assinalada através de um conjunto de iniciativas que têm início às 16h30 com a inauguração da exposição “Um livro, uma capa, um amigo”, que resulta do desafio lançado aos utilizadores da Biblioteca para que criassem uma capa original destinada a um livro.

Na ocasião, atuará o coro musical do Agrupamento de Escolas da Bemposta, composto por alunos do 8º ano, que irão cantar os parabéns pela efeméride, a que se seguirá o tradicional momento de soprar as velas do bolo de aniversário.

Para as 21h30, está marcado o início do espetáculo de marionetas “4 ramos de uma mão”, com criação, construção e interpretação de Fátima Mártires e ambiente sonoro a cargo de Carla Travessa.

Nas duas últimas décadas, passaram por este espaço consagrado à literatura e às leituras destacadas personalidades, de José Saramago a Lídia Jorge, sem esquecer Álvaro Cunhal, Ernâni Lopes, Pepetela, José Fanha, Fernando Rosas, Daniel Sampaio, Glória Marreiros, Gonçalo Ribeiro Teles, Isabel Alçada, Manuel Alegre, Mia Couto, José Eduardo Agualusa e tantos outros.

Ao longo dos seus 20 anos de existência, têm sido promovidas inúmeras iniciativas dirigidas a pais e filhos, avós e netos, as quais constituem excelentes oportunidades para a partilha de experiências e saberes entre gerações.

Além dos serviços habituais de consulta local de documentos, jornais, publicações de carácter periódico e internet, ou dos empréstimos domiciliários, a Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes possui um valioso fundo documental, que incide sobretudo na região algarvia e nas suas gentes.

Comentários

pub