BE questionou o Governo sobre «falta de condições» dos Bombeiros de Olhão

A deputada do Bloco de Esquerda Cecília Honório confrontou o Governo com a «falta de condições» nos bombeiros de Olhão, […]

A deputada do Bloco de Esquerda Cecília Honório confrontou o Governo com a «falta de condições» nos bombeiros de Olhão, corporação que «vive momentos de precariedade que a tutela não deve ignorar». «Entre as várias situações assinaladas destaca-se a degradação do equipamento de proteção pessoal, veículos obsoletos e a falta de condições para o treino e manutenção física ou treino específico de fogo real ou de desencarceramento», revelou o BE.

A parlamentar eleita pelo Algarve questionou o Ministério da Administração Interna acerca da falta de meios técnicos e humanos na corporação dos Bombeiros Municipais de Olhão, acrescentando que está em causa o «cumprimento de critérios de hierarquia e direção operacional na orgânica interna da corporação».

«A maioria dos bombeiros de Olhão estão na base da carreira, como bombeiros de 3ª classe, sem a possibilidade de progredirem na carreira porque o acesso à formação coloca como requisito postos superiores aos existentes, de 2ª classe ou superior. Desta forma e estando bloqueada a progressão na carreira o acesso à formação é impossível», ilustrou o BE.

«Desta forma, esta corporação tem, por um lado, bombeiros a desempenhar funções acima da sua formação sem a devida compensação remuneratória e, por outros a total ausência dos quadros necessários ao comando das equipas de intervenção em teatro de operações», acrescentou.

Os bloquistas dizem que a somar «à precariedade vivida pelo pelos homens e mulheres da corporação de bombeiros municipais de Olhão está a total degradação dos meios técnicos e a falta dos recursos adequados a uma resposta de qualidade».

Comentários

pub