BE exige que o Governo explique fecho de extensões de saúde no Algarve

O Bloco de Esquerda juntou-se ao coro de protestos pelo encerramento das extensões de saúde de Odeleite, Azinhal e Vaqueiros […]

O Bloco de Esquerda juntou-se ao coro de protestos pelo encerramento das extensões de saúde de Odeleite, Azinhal e Vaqueiros e exige respostas do Governo sobre as razões que levaram ao fecho destes serviços, alegando que as populações serão fortemente prejudicadas pela medida.

«Em meados de outubro as populações de Castro Marim e Alcoutim foram apanhadas de surpresa quando tiveram conhecimento que as Unidades de Cuidados de Saúde de Proximidade (UCSP) foram encerradas sem qualquer aviso prévio e contornando a auscultação e o diálogo popular», defendeu o BE.

«Esta situação obrigará as populações destas localidades a percorrerem maiores distâncias para acederem aos cuidados de saúde que necessitam. Além das dificuldades existentes com a deficitária oferta de transportes públicos, acresce que esta deslocação implica custos que agravam a condição de rutura económica em que muitas famílias vivem», defenderam os bloquistas.

O Bloco de Esquerda exige, assim, conhecer os motivos que levaram ao encerramento destas unidades de cuidados de saúde e se o Governo está disposto a reverter esta decisão, reabrindo as UCSP.

Para o BE, esta medida é incompreensível e deve ser revogada, pois «nada fica melhor quando se reduz o acesso das pessoas a um bem fundamental como são os cuidados de saúde de proximidade».

Comentários

pub