Autarquia de Faro reconhecida como «Familiarmente Responsável»

Faro vai ser reconhecido como uma «Autarquia + Familiarmente Responsável» e receber a Bandeira Verde que o atesta, numa cerimónia […]

Faro vai ser reconhecido como uma «Autarquia + Familiarmente Responsável» e receber a Bandeira Verde que o atesta, numa cerimónia que terá lugar esta quarta-feira, em Coimbra. Este galardão foi instituído em 2008 pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR) e esta é a terceira vez consecutiva que a capital algarvia é distinguida pelas «boas práticas de política familiar».

«Este reconhecimento resulta de um inquérito levado a cabo em todo o País pelo OAFR ao qual responderam 98 câmaras municipais. As questões visavam dez áreas de atuação, desde o apoio à maternidade e paternidade passando pelo apoio às famílias com necessidades especiais, serviços básicos, educação, habitação e urbanismo, transportes, saúde, cultura, desporto, lazer e tempo livre entre outros, sendo ainda analisadas as boas práticas das autarquias para com os seus funcionários em matéria de conciliação entre trabalho e Família», revelou a Câmara de Faro.

Além de Faro, serão distinguidas com a Bandeira Verde «Autarquia + Familiarmente Responsável» 37 municípios. O prémio «tem como principal objetivo dar visibilidade às autarquias com boas práticas e incentivar as restantes a fazerem mais e melhor no âmbito das políticas de apoio à família», segundo o OAFR.

«No caso de Faro, esta tem sido a grande motivação e é com orgulho que o Município torna a ver reconhecido o seu trabalho nesta área pelo terceiro ano consecutivo na certeza, porém, de que o único prémio que deve contar na vida das autarquias é a resolução a contento de cada dificuldade, ainda que pequena, experimentada pelas famílias, principalmente em tempos tão difíceis como os que atravessamos», acrescentou a autarquia.

O galardão conta com o patrocínio da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas (APFN) e da Associação Nacional de Municípios (ANMP). É na sede desta última entidade que decorrer a entrega dos prémios.

Comentários

pub