Artesanato e tradições de Natal algarvias unem-se na Tertúlia Algarvia

Tradições de Natal e o saber fazer vão estar em mostra na Tertúlia Algarvia, na Vila-Adentro de Faro, na exposição […]

Tradições de Natal e o saber fazer vão estar em mostra na Tertúlia Algarvia, na Vila-Adentro de Faro, na exposição «TASA, o artesanato ligado ao Natal», que estará patente de 27 de novembro a 30 de janeiro neste espaço gastronómico e cultural da Vila-Adentro de Faro.

A exposição pretende «recuperar a memória da lama algarvia, ligar as tradições e a simbologia natalícia com as peças do projeto TASA Técnicas Ancestrais, Soluções Atuais, bem como mostrar com as artes tradicionais são úteis e ficam bem no nosso tempo e neste Natal».
A organização, que está a cargo da Tertúlia Algarvia e da empresa ProActive Tur, que recentemente se associou ao projeto da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional, sugere ainda atividades paralelas.

A 8 de dezembro, entre as 11 e as 17 horas, será promovido um Mercadinho de Natal na esplanada da Tertúlia Algarvia, «onde estarão representadas as várias artes tradicionais algarvias, com produtos muito sugestivos para oferecer nesta quadra».

No mesmo dia, será promovida a oficina de cozinha «Faça a sua ceia de Natal», que ensinará a confecionar Guisado de Galo à Moda de Querença e filhós. Segue-se a degustação dos produtos cozinhados e de outros pratos típicos de Natal algarvios. O custo deste workshop é de 40 euros por pessoa e a reserva terá de ser feita até 5 de dezembro através do email [email protected].

No dia 15 de dezembro, serão dados a conhecer os quatro novos produtos do TASA, desenvolvidos numa residência criativa que juntou jovens designers, de Portugal e não só, com artesãos da Serra do Caldeirão. O lançamento destas peças artesanais começa Às 15 horas com um passeio de bicicleta na Cidade Velha de Faro, segue com uma prova de vinhos, uma ação de informação sobre ecoturismo no Algarve e uma demonstração sobre como cuidar de plantas na varanda.

Comentários

pub