António Branco é o novo reitor da Universidade do Algarve (Atualizada)

António Branco será o novo Reitor da Universidade do Algarve. O futuro responsável máximo pela academia algarvia foi eleito hoje, […]

António Branco será o novo Reitor da Universidade do Algarve. O futuro responsável máximo pela academia algarvia foi eleito hoje, quarta-feira, de manhã e à primeira votação, na reunião do Conselho Geral convocada para o efeito. António Branco conseguiu 18 dos 35 votos, contra 12 de Efigénio Rebelo e dois de Adelino Canário. Houve ainda um voto em branco.

O professor de Didáticas das Línguas e das Literaturas, agregado à Universidade do Algarve desde 2012, já tinha ocupado diversos cargos diretivos na UAlg, entre os quais diretor da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais e diretor da Biblioteca Biblioteca e do Arquivo Central da UAlg.

Numa entrevista que deu ao Sul Informação  e à RUA FM na passada semana, sobre o seu programa de ação, colocou o ênfase num maior diálogo entre os membros da academia, numa governação participativa, numa reestruturação da oferta formativa, com racionalização de cursos do primeiro ciclo.

Quanto aos problemas financeiros com que a UAlg se debate, considerou que são, em parte, «um problema político» e defendeu que o Governo não se pode desresponsabilizar das suas obrigações.

 

Breve Currículo de António Branco:

António Manuel da Costa Guedes Branco nasceu a 16 de janeiro de 1962 em Malangue, Angola. Em 1989, licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Em 91 começou a dar aulas na Universidade do Algarve como assistente convidado, tendo passado a professor auxiliar em 1999, o mesmo ano em que se  Doutorou em Literatura Portuguesa Medieval. Entre 2003 e 2012 foi Professor Associado em Didáticas das Línguas e das Literaturas, tendo feito a sua agregação à Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS) da UAlg em 2012.

Ao longo dos muitos anos que está ligado à UAlg ocupou diversos cargos, nomeadamente: Diretor da FCHS; Coordenador do Centro de Investigação em Artes e Comunicação; Diretor da Biblioteca e do Arquivo Central da UAlg; Presidente do Conselho Diretivo da FCHS; Membro da Assembleia Estatutária; Membro do Conselho Geral; Diretor do Mestrado e do Doutoramento em Comunicação, Artes e Cultura e dos mestrados em Ciências Documentais e em Educação Artística.

(Atualizada às 12h25 com os resultados definitivos da votação)

Comentários

pub