«O Deus da Matança» faz o verniz social estalar no Teatro Lethes

Às vezes, basta um pequeno incidente, para fazer estalar o verniz social que “pinta” a sociedade em que vivemos. É […]

Às vezes, basta um pequeno incidente, para fazer estalar o verniz social que “pinta” a sociedade em que vivemos. É esse o tema explorado pela peça teatral «O Deus da Matança», com encenação de Paulo Moreira, que a ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve apresenta a 28 e 29 de novembro, às 21h30, no Teatro Lethes, em Faro.

A companhia de teatro algarvia pega num texto da autora francesa Yasmina Reza, que analisa «o universo da família e as discrepâncias entre o ser e o parecer, com a mistura de leveza, seriedade, humor e crítica social que lhe é característica».

Tudo começa com um desentendimento entre duas crianças, mas depressa envolve as suas famílias. «No dia 3 de Novembro, às 17h30, na praceta do bairro, no seguimento de uma altercação verbal, Fernando R., de onze anos, armado com um pau, bateu na cara do nosso filho Bruno H. As consequências deste ato são, para além da inflamação do lábio superior, a fratura dos dois incisivos, com a lesão do nervo do incisivo direito».

Os pais das duas crianças envolvidas nesta “ocorrência” encontram-se para debater o assunto, de forma que se quer civilizada. «Ambos os casais concordam que estas coisas acontecem, que o mal pode ser remediado e acreditam no “poder pacificador da cultura” mas, infelizmente, as coisas não são tão simples. Quando começam a discutir a fundo a questão, a situação torna-se cada vez mais tensa», descreveu a ACTA.

«O Deus da Matança» reúne em palco os atores Bruno Martins, Elisabete Martins, Mário Spencer e Tânia Silva, sob orientação de Paulo Moreira. A tradução do texto de Yasmina Reza foi feita por Luís de A. Miranda e a conceção plástica do espetáculo é assinada por Luís Vicente.

Os bilhetes custam 10 euros, com maiores de 65 anos e menores de 30 a beneficiar do preço especial de 7,5 euros.

Comentários

pub