Universidade mostra no Teatro das Figuras que não se limita a ensinar

A Universidade do Algarve quer estar mais próxima da região e está a criar pontes para atingir este objetivo. Esta […]

A Universidade do Algarve quer estar mais próxima da região e está a criar pontes para atingir este objetivo.

Esta tarde, o Teatro das Figuras acolhe a Abertura Solene do Ano Letivo da Instituição de Ensino Superior, iniciativa onde «toda a população é convidada a participar».

Um ato simbólico, que pretende, essencialmente, mostrar que a UAlg é muito mais do que um estabelecimento de ensino.

«Na Universidade do Algarve, ensinamos, mas, além disso, também há muitas outras coisas a acontecer, nomeadamente na área cultural», ilustrou o Reitor da UAlg João Guerreiro.

São algumas destas «dinâmicas internas» da instituição que serão mostradas hoje, a partir das 16h30, em Faro.

«Teremos a atuação das Tunas e do grupo de teatro universitário e do grupo Coral. Também irá atuar a Orquestra Clássica do Sul, uma formação da qual somos parceiros e à qual temos uma forte ligação», ilustrou.

Os espetáculos propostos pela universidade serão intercalados com os discursos solenes de João Guerreiro, do presidente da Câmara de Faro Macário Correia (que terá hoje a sua última intervenção pública oficial no cargo) e da presidente da Associação Académica.

Para assistir aos espetáculos não será preciso pagar, já que todos eles são oferecidos pela UAlg. As tunas da universidade «Versus Tuna» (masculina) e «Feminis Ferventis» (feminina) lançam o evento às 16h30, seguindo-se a atuação do grupo de teatro «Sin Cera» e do Grupo Coral da universidade.

Às 18h30, depois das intervenções oficiais, será a vez de a OCS, dirigida por Cesário Costa, proporcionar um concerto com Música de Filmes.

 

«O Algarve é o Nosso Campus»

Esta abertura oficial do Ano Letivo fora de portas é apenas um exemplo da estratégia que a UAlg quer levar a cabo, para conseguir «a convergência, que por vezes é complicada», entre a instituição e o Algarve.

«Este é um passo nesse sentido. É uma tentativa de moderar a indiferença que por vezes parece existir entre a universidade e a região», revelou João Guerreiro.

Esta aproximação é fundamental, pois «o êxito da UAlg também dependerá sempre da capacidade que a região tiver de atrair estudantes de outras regiões e do estrangeiros». A instituição prepara-se mesmo para lançar um novo slogan: «O Algarve é o Nosso Campus».

«Há que apostar cada vez mais na qualidade urbana e na mobilidade regional, bem como melhorar a oferta desportiva e cultural da região», exemplificou.

João Guerreiro diz que a UAlg está disposta a estar na primeira linha deste esforço e a trabalhar em parceria com as forças vivas da região para o conseguir.

Comentários

pub