Triatlo de longa distância une Portugal e Espanha

O Baixo Guadiana, dos dois lados da fronteira, recebe, no próximo dia 5 de outubro, a prova de longa distância […]

O Baixo Guadiana, dos dois lados da fronteira, recebe, no próximo dia 5 de outubro, a prova de longa distância «Triatlo Iberman» que, pela primeira vez, irá ligar Portugal e Espanha.

A competição de 226 quilómetros, de dificuldade elevada, integra as modalidades de natação, ciclismo e corrida, tendo o limite de 1.000 participantes.

É na praia de La Antilla (Lepe, Andaluzia) que terá início a 1ª prova, a de natação, com partida prevista para as 8h15 (hora local), onde os atletas irão percorrer aproximadamente 4 quilómetros no mar.

Com um percurso de 180 quilómetros, segue-se a 2ª prova, a de ciclismo, desde La Antilla a Vila Real de Santo António.

Esta espetacular viagem pelas margens do Guadiana percorre diversas localidades, desde Punta del Moral ao Granado, passando pela localidade alentejana do Pomarão. No Algarve, passará pela vila de Alcoutim, Foz de Odeleite e Azinhal.

Já em Vila Real de Santo António, e após o final do percurso de ciclismo, terá início a 3ª e última prova, a de corrida, com 42 quilómetros entre Vila Real de Santo António e La Antilla, realizando-se a travessia pela Ponte Internacional do Guadiana.

A competição conta com a colaboração das Federações de Triatlo de Espanha e de Portugal e integra atletas de países europeus como França, Alemanha, Reino Unido e Suécia.

Prevê-se que, no próximo ano, VRSA seja a cidade anfitriã do «Triatlo Iberman».

 

Horas previstas de passagem dos atletas:

– Pomarão: 10h20 às 13h00

– Mértola: 11h00 às 14h00

– Alcoutim: 11h40 às 15h00

– Azinhal: 12h10 às 16h00

– Vila Real de Santo António (entrada Norte): 12h45 às 18h00

– Fronteira (Ponte Internacional do Guadiana): 13h45 às 19h00

 

Comentários

pub