Terminou 1º fase da Campanha Demersal a bordo do navio Noruega

A 1ª parte da Campanha Demersal a bordo do navio hidrográfico Noruega, que durante 15 dias estudou espécies marinhas na […]

A 1ª parte da Campanha Demersal a bordo do navio hidrográfico Noruega, que durante 15 dias estudou espécies marinhas na zona noroeste de Portugal, já terminou.

O navio atracou hoje no porto de Lisboa para renovação da equipa científica e as necessárias operações logísticas.

A campanha vai prosseguir até 22 de outubro, englobando 12 cientistas e técnicos do IPMA, que navegam durante 30 dias no navio “Noruega” entre Caminha e Vila Real de Santo António, numa campanha de investigação que pretende estimar sobretudo a abundância e distribuição dos recursos de pescada e carapau.

Em complemento, a campanha pretende monitorizar a abundância e distribuição de outros recursos da pesca, como o verdinho, a sarda, a cavala, os tamboris e os crustáceos.

As campanhas de investigação demersais do IPMA constituem a mais importante coleção de dados sobre a distribuição e abundância das várias espécies marinhas da costa portuguesa até aos 500 metros de profundidade.

Estes dados que são recolhidos anualmente desde 1979, contribuem significativamente para diversos estudos no âmbito da Diretiva-Quadro da Estratégia Marinha (DQEM), nomeadamente na avaliação da Biodiversidade.

A lista de espécies identificadas nesta longa série histórica ascende já a 457 espécies de peixes, crustáceos, moluscos e a mais de 60 espécies de outros grupos taxonómicos.

Comentários

pub