Tavirense Diogo Nunes é melhor “équipier” e Alejandro Marque é o ciclista do ano

O tavirense Diogo Nunes (Banco BIC-Carmim) foi eleito o “équipier” do ano, enquanto o galego Alejandro Marque (OFM-Quinta da Lixa) […]

O tavirense Diogo Nunes (Banco BIC-Carmim) foi eleito o “équipier” do ano, enquanto o galego Alejandro Marque (OFM-Quinta da Lixa) é o vencedor do prémio Ciclista do Ano, graças ao triunfo na Volta a Portugal e à regularidade manifestada ao longo da temporada de 2013. A OFM-Quinta da Lixa foi a melhor equipa.

Alejandro Marque, que na próxima época vai representar a WorldTour Movistar, concluiu a época nacional com 781 pontos, mais 40 do que o compatriota e companheiro de equipa Delio Fernández, que se classificou na segunda posição do Ranking Ciclista do Ano. O terceiro foi Edgar Pinto (LA Alumínios-Antarte), com 675 pontos.

A lista dos 10 melhores ciclistas do ano integra ainda o argentino Jorge Montenegro (Louletano-Dunas Douradas), em 9º, com 355 pontos.

Além do prémio individual, a OFM-Quinta da Lixa conquistou o Ranking de melhor equipa do ano, graças aos 2722 pontos alcançados pelos seus corredores ao longo da temporada.

A Efapel-Glassdrive, com 2100 pontos, foi a segunda equipa mais pontuada. O terceiro posto foi para a LA Alumínios-Antarte, com 1511 pontos. Na lista das melhores equipas, figura, em 5º lugar, a algarvia Louletano-Dunas Douradas.

O Ranking organizado pela Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais sob a égide da Federação Portuguesa de Ciclismo também premeia os melhores trabalhadores do pelotão. Diogo Nunes (Banco BIC-Carmim) foi o mais votado de 2013. Seguiram-se dois homens da LA Alumínios-Antarte, Márcio Barbosa e Hugo Sancho.

A entrega dos prémios aos melhores do ano vai realizar-se em Santarém, no dia 20 de outubro, por ocasião do Festival Bike, certame que decorre no Centro Nacional de Exposições (CNEMA), entre 18 e 20 deste mês.

Ranking Ciclista do Ano
1.º Alejandro Marque (OFM-Quinta da Lixa), 781 pontos
2.º Delio Fernández (OFM-Quinta da Lixa), 741
3.º Edgar Pinto (LA Alumínios-Antarte), 675
4.º Gustavo Cesar Veloso (OFM-Quinta da Lixa), 651
5.º Filipe Cardoso (Efapel-Glassdrive), 478
6.º Rui Sousa (Efapel-Glassdrive), 467
7.º Arkaitz Durán (Efapel-Glassdrive), 412
8.º Hernâni Broco (Efapel-Glassdrive), 390
9.º Jorge Montenegro (Louletano-Dunas Douradas), 355
10.º Domingos Gonçalves (Rádio Popular-Onda), 329

Ranking Équipier do Ano
1.º Diogo Nunes (Banco BIC-Carmim)
2.º Márcio Barbosa (LA Alumínios-Antarte)
3.º Hugo Sancho (LA Alumínios-Antarte)
3.º Ricardo Vilela (Efapel-Glassdrive)
5.º Gustavo Cesar Veloso (OFM-Quinta da Lixa)

Ranking Equipa do Ano
1.ª OFM-Quinta da Lixa, 2722 pontos
2.ª Efapel-Glassdrive, 2100
3.ª LA Alumínios-Antarte, 1511
4.ª Rádio Popular-Onda, 937
5.ª Louletano-Dunas Douradas, 871

 

Nota: Foto de Nuno Loureiro

 

 

Comentários

pub