Tavira dedica passeio ao olival e às azeitonas

Um passeio dedicado ao olival e às azeitonas, sob a orientação de Manuel Martins e Manuel Marcelino, no âmbito do […]

Um passeio dedicado ao olival e às azeitonas, sob a orientação de Manuel Martins e Manuel Marcelino, no âmbito do ciclo “Passeios e Comeres da Dieta Mediterrânica”, está marcado para dia 26 de outubro, às 14h30, em Vale Formoso (com ponto de encontro no Lagar da Cooperativa dos Olivicultores de Tavira).

A demonstração culinária do passado dia 12 possibilitou a aprendizagem de alguns tipos de conserva de azeitona (britada e de sal).

No passeio é dada a oportunidade de conhecer variedades de oliveiras, nomeadamente, a “maçanilha de Tavira”, bem como os saberes e as histórias relacionadas com a temporada da azeitona: tempos de maturação, como se faz a apanha do fruto, os diferentes usos (conserva e azeite), entre outros.

Aconselha-se o uso de roupa e calçado confortáveis e cada participante deverá levar merenda, água e proteção para a chuva. A organização reserva-se o direito de cancelar o passeio, caso se verifiquem condições climatéricas adversas.

A ação surge no seguimento da exposição “Dieta Mediterrânica- Património Cultural Milenar” e destina-se ao público em geral.

O que é a Dieta Mediterrânica? A exposição responde a esta questão dando a conhecer as suas múltiplas dimensões: o conceito de espaço cultural e de estilo de vida mediterrânico milenar, um património cultural imaterial transmitido de geração em geração e os seus aspetos sociais e religiosos, os alimentos sagrados e as suas simbologias, os produtos do mar e da terra que dão suporte a um regime alimentar de excelência reconhecido pela OMS – Organização Mundial de Saúde.

O enfoque central é o território e os múltiplos patrimónios de Tavira, os testemunhos da presença de civilizações da antiguidade, as paisagens culturais e os produtos da Ria Formosa, as produções do barrocal e da serra, as festividades e práticas culturais que fundamentam a escolha de Tavira como comunidade representativa de Portugal na Candidatura da Dieta Mediterrânica a Património Cultural Imaterial da Humanidade apresentada, em março de 2012, na sede da UNESCO.

As inscrições são gratuitas e obrigatórias, devendo os interessados preencher a ficha de inscrição (disponível em www.cm-tavira.pt) e remeter ao Serviço Educativo do Museu Municipal de Tavira, através do e-mail [email protected] ou entregar na receção do Museu Municipal de Tavira – Palácio da Galeria (aberto de terça-feira a sábado, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30).

Mais informações através do número 281 320 568.

Comentários

pub