SEPNA de Portimão salva dois grifos perdidos

Dois grifos (Gyps fulvus), aves de grande porte que, nesta altura do ano, efetuam a sua migração em direção ao […]

Dois grifos (Gyps fulvus), aves de grande porte que, nesta altura do ano, efetuam a sua migração em direção ao norte de África, foram nos últimos dias capturados e salvos pelo Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) da Guarda Nacional Republicana de Portimão.

Na passada sexta feira, 25 de outubro, militares do Posto Territorial da GNR de Aljezur foram alertados por um condutor para o facto de, nas proximidades da Estrada Nacional n.º 120, entre Lagos e Aljezur, se encontrar uma ave de grande dimensões, aparentando estar debilitada.

Os militares acorreram de imediato à situação, tendo recolhida a ave – um grifo ou abutre-fouveiro -, que depois foi entregue pelo NPA da GNR de Portimão no RIAS, Centro de Investigação e Recuperação de Animais Selvagens, em Olhão, apresentando uma asa partida.

Ontem mesmo, após informação da existência de um grifo na zona da Marina em Lagos, o NPA deslocou-se ao local, tendo efetuado a recolha do animal.

Este grifo foi avistado dentro de água por um pescador que o retirou e aguardou a chegada da GNR.

Apesar de esta ave não apresentar qualquer tipo de lesão, foi também entregue no RIAS, para ser alimentado e libertado, com vista a continuar a sua rota de migração para o Norte de África.

«Durante esta altura do ano, com especial incidência na zona do Barlavento algarvio, é comum verificar a existência de grifos, uma vez que utilizam aquela rota para se deslocarem em direção ao Norte de África, sendo que alguns, como é o caso dos presentes, são durante o trajeto confrontados com dificuldades que os impossibilitam de prosseguir a longa viagem de forma contínua», explica a GNR em nota de imprensa.

Comentários

pub