«Na Senda das Pedras Falantes» continua no Castelo de Loulé

O ciclo «Na Senda das Pedras Falantes: reinventar o património» continua na próxima segunda-feira, 7 de outubro, na Alcaidaria do […]

O ciclo «Na Senda das Pedras Falantes: reinventar o património» continua na próxima segunda-feira, 7 de outubro, na Alcaidaria do castelo de Loulé, inserido no Dia Internacional dos Castelos.

O ciclo mistura monumentos, massagens relaxantes, música e literatura, em sessões gratuitas para todos os que adquiram o ingresso de entrada nos vários monumentos contemplados e realizam-se ao longo do dia, de acordo com o horário normal de funcionamento dos monumentos. No caso do Castelo de Loulé, a entrada é totalmente gratuita.

Promovido pela Direção Regional de Cultura do Algarve, o ciclo apresenta-se com um «formato inovador, arrojado e interdisciplinar», que conjuga a arte de bem dizer literatura com a envolvência intimista da massagem de relaxamento e da música interpretada ao vivo, aplicadas a um contexto de património e por isso não convencional de leitura.

A ideia original é de Paulo Pires e Sónia Pereira, que integram o projeto Experiment’arte (valência da Associação Cultural Cante Andarilho vocacionada para a promoção e mediação da leitura).

Juntamente com a terapeuta Lúcia Guerreiro, ao longo de sete sessões, Paulo Pires e Sónia Pereira irão proporcionar aos visitantes uma «experiência surpreendente e inédita em Portugal a nível da fruição dos bens culturais».

«A estrutura do ciclo assenta numa lógica de evocação da memória e simbologia dos lugares e numa original e profícua conjugação das linguagens literária, imagética, teatral, performativa, musical e terapêutica», explicam os organizadores.

Além de se pretender promover «momentos de bem-estar e relaxamento, através da massagem corporal e da criação de uma atmosfera que permita criar uma efetiva sensação de leveza e apaziguamento sensoriais, paralelamente o projeto tem por objetivo estimular o gosto e interesse pela descoberta, leitura e fruição de textos literários de curta duração (poesia, prosa poética, crónica, etc.), de temáticas variadas – inclusive sobre o Algarve e o seu património histórico-arqueológico e também imaterial –, privilegiando assim uma dimensão didático-informativa mas também esteticamente apelativa».

Para cada espaço, os promotores propõem, ao longo de um dia, um formato de massagem de relaxamento personalizada (cerca de 15 a 20 minutos por pessoa), acompanhada da leitura expressiva de textos de autores em língua portuguesa, a qual tem como fundo várias “paisagens musicais” interpretadas ao vivo (em acordeão solo e recorrendo a outros instrumentos mais portáteis, num registo que oscila entre o clássico, o contemporâneo, o jazzístico e uma vincada dimensão de improvisação), tudo isto num ambiente intimista e envolvente.

No final de cada massagem, são disponibilizados aos visitantes vários marcadores de livros personalizados, que contêm os textos que foram lidos durante a ação, para que aqueles possam assim aprofundar depois o seu conhecimento a nível de leitura sobre os temas e autores abordados.

O ciclo termina no dia 20 de Outubro, na Fortaleza de Sagres.

Comentários

pub