São Brás promove alimentação saudável junto dos alunos do 1º ciclo

São Brás de Alportel vai unir-se às comemorações do Dia da Alimentação, que se assinala hoje, quarta-feira, com uma série […]

São Brás de Alportel vai unir-se às comemorações do Dia da Alimentação, que se assinala hoje, quarta-feira, com uma série de sessões «Da natureza ao prato», a realizar na Biblioteca Municipal até sexta-feira e dedicadas aos alunos do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas.

As ações são orientadas pela dietista Sónia Dias e visam promover as boas práticas alimentares. Esta é uma preocupação oficialmente assumida pelo município de São Brás, que foi dos primeiros em Portugal a aderir aos movimentos internacional “Slow Food” e Cittaslow, cuja base é a promoção das receitas típicas e produtos locais, bem como um estilo de vida mais saudável.

Nas sessões, a narração do conto «Eu nunca na vida comerei tomate» dá início às sessões informativas, propondo uma divertida abordagem à temática da alimentação/nutrição saudável. Segue-se uma apresentação sobre a «importância de provar novos alimentos, comer frutas, legumes e hortícolas, fazer uma correta hidratação e reduzir os doces e refrigerantes».

O final de cada ação reserva ainda a entrega de um certificado de participação, bem como o compromisso dos presentes a consumir uma peça de fruta todos os dias.

As comemorações prosseguem com o lançamento da newsletter «Alimentação & Nutrição», dedicada à sustentabilidade alimentar, composta por dicas e informações úteis que visam «minimizar o impacto negativo que as nossas ações têm na natureza». Esta publicação está disponível no site da autarquia são-brasense.

Comentários

pub