Ramos Rosa homenageado na “sua” biblioteca no dia em que nasceu

Faro vai homenagear o poeta António Ramos Rosa, que faleceu recentemente, com a tertúlia «À mesa do vento – uma […]

Faro vai homenagear o poeta António Ramos Rosa, que faleceu recentemente, com a tertúlia «À mesa do vento – uma conversa na “casa” de Ramos Rosa», que irá decorrer na Biblioteca Municipal de Faro, no dia em que o escritor farense completaria 89 anos, 17 de outubro, quinta-feira. A Tertúlia, marcada para as 18h30, contará com as presenças de Pedro Ferré, do poeta Manuel Madeira, de Augusto Miranda e de João Minhoto Marques.

Falecido no passado dia 23 de Setembro, com 88 anos, António Ramos Rosa dedicou a sua vida à poesia. Autor de uma das obras poéticas mais extensas e marcantes da poesia portuguesa contemporânea, começada em Faro com a publicação de Grito Claro (1958), escreveu também livros de ensaios que marcaram sucessivas gerações de leitores de poesia, como Poesia, Liberdade Livre (1962) ou Poesia e Interrogação do Real (1979).

Recebeu ainda alguns dos mais relevantes prémios literários portugueses, como o Prémio Pessoa, em 1988, e vários prémios internacionais quer como poeta, quer como tradutor. O Município de Faro outorgou-lhe a sua Medalha de Ouro, e foi distinguido pela Universidade do Algarve com o grau de Doutor Honoris Causa, no dia do seu aniversário, em 2003.

«O significado e o legado da obra poética de Ramos Rosa, o seu labor crítico e ensaístico na busca da plenitude poética, vivências e outras recordações, são alguns dos temas a abordar nesta Tertúlia, um espaço aberto, que se pretende participado por todos os que queiram lembrar este grande poeta da língua portuguesa, nascido em Faro», ilustrou a autarquia farense.

A Biblioteca de Faro, que tem o nome do homenageado tem, em exposição permanente, um conjunto de objetos doados pelo poeta, testemunho de diversas homenagens de que foi alvo. No átrio está patente uma mostra bibliográfica.

Comentários

pub