Raízes do artesanato algarvio debatidas em Loulé para pensar o futuro

O Projeto «TASA – Técnicas Ancestrais, Soluções Atuais» vai promover reflexões sobre o passado, o presente e o futuro do […]

O Projeto «TASA – Técnicas Ancestrais, Soluções Atuais» vai promover reflexões sobre o passado, o presente e o futuro do artesanato algarvio, nas três sessões da iniciativa «Conversas em Três Tempos», que se inserem no evento «Ligações – o artesanato ligado ao futuro», a decorrer em Loulé até 27 de outubro.

A primeira sessão tem hoje lugar, no Centro de Experimentação e Criação artística de Loulé, no Parque Municipal deste concelho, entre as 18 e as 20 horas e o tema é «As Raízes das Artes Tradicionais».

«O que se pretende é envolver artesãos, designers, empresários, investigadores e público interessado numa discussão sobre a ligação das artes tradicionais à cultura e identidade algarvias, sempre com a intenção de perspetivar o futuro do nosso artesanato», explicaram os responsáveis pelo TASA, um projeto da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve.

Os oradores convidados são a artesã Maria Cremilde, os investigadores Catarina Oliveira e Miguel Godinho, o diretor do Museu do Trajo de São Brás de Alportel Emanuel Sancho e Luísa Guerreiro Martins, da Câmara de Loulé. A moderação estará a cargo da diretora regional de Cultura Dália Paulo.

Depois deste olhar para o passado, será avaliado o presente e lançado o futuro, em duas outras sessões, a ter lugar, respetivamente, a 18 e 26 de outubro.

Comentários

pub