PSD e CDS chumbam proposta do PCP para construção da Ponte Internacional do Guadiana entre Alcoutim e Sanlúcar

O Projeto de Resolução do PCP sobre a construção da Ponte Internacional do Guadiana entre Alcoutim e Sanlúcar foi rejeitado, […]

O Projeto de Resolução do PCP sobre a construção da Ponte Internacional do Guadiana entre Alcoutim e Sanlúcar foi rejeitado, na sexta-feira, dia 4, na Assembleia da República, com os votos dos deputados do PSD e do CDS (incluindo os deputados destes partidos eleitos pelo Algarve).

O Projeto de Resolução n.º 798/XII/2.ª (PCP), de 10 de julho de 2013, recomendava ao Governo que assumisse a Ponte Internacional do Guadiana entre Alcoutim e Sanlúcar como «uma ligação de interesse regional e nacional, e desenvolvesse as necessárias diligências – incluindo os contactos com as autoridades espanholas e andaluzas – com vista à rápida concretização desta infraestrutura, vital para o desenvolvimento económico e social do Nordeste Algarvio».

Segundo os comunistas, ao rejeitar a sua proposta, «os partidos da maioria parlamentar demonstram um profundo desinteresse pelo Nordeste Algarvio, condenando-o ao definhamento económico e demográfico».

O PCP salienta que, nos últimos anos, «outros investimentos previstos para a região do Baixo Guadiana foram adiados sine die, como, por exemplo, a conclusão dos lanços do IC 27 ligando Alcoutim ao IP2 (perto de Beja) ou o desassoreamento do rio Guadiana da foz até ao Pomarão, visando repor a navegabilidade desta importante via fluvial».

A construção de uma ponte entre as localidades de Alcoutim e Sanlúcar tem sido uma reivindicação das populações de ambas as margens do rio Guadiana desde finais dos anos 70 do século passado.
Ao longo dos anos, o Grupo Parlamentar do PCP «tem exigido a sucessivos governos a construção desta ponte, a qual teria um impacto importantíssimo na dinamização da economia local e na atração e fixação de novos habitantes».

Em nota de imprensa, os comunistas recordam que «em novembro de 2006, o PSD subscreveu, juntamente com o PS e o PCP, uma pergunta ao Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, onde se pode ler que o atraso na concretização da ponte Alcoutim-Sanlúcar “preocupa todos aqueles que defenderam, e defendem, a sua importância e urgência”. Contudo, no Governo, o PSD esquece-se das suas preocupações dos tempos de oposição e vota, agora, contra a construção da ponte Alcoutim-Sanlúcar».

O PCP afirma que «não desistirá da sua luta em defesa do desenvolvimento das regiões do interior algarvio e continuará a exigir ao Governo a construção da Ponte Internacional do Guadiana entre Alcoutim e Sanlúcar, assim como a concretização de outros investimentos públicos, vitais para o desenvolvimento económico e social do interior algarvio».

Comentários

pub