Projeto ConVento Levante começa com Encontro de Coros em Lagoa

Um Encontro de Coros, com a participação do Coral Ideias do Levante (Lagoa) e do Coro de Câmara Vozart (Faro), […]

Um Encontro de Coros, com a participação do Coral Ideias do Levante (Lagoa) e do Coro de Câmara Vozart (Faro), terá lugar no sábado, dia 19 de Outubro, às 21h30, na capela do Convento S. José, em Lagoa, no âmbito do projeto “ConVento Levante”, promovido pela associação Ideias do Levante, em parceria com o Município de Lagoa.

O Coro de Câmara Vozart, sediado em Faro, é caracterizado por uma grande versatilidade na seleção e interpretação de repertório de várias épocas e estilos, tendo também estreado obras e harmonizações de compositores contemporâneos.

Desde 2012, ano da sua estreia, realizou concertos na Igreja do Carmo em Faro, na Sé de Silves, no Museu Municipal de Faro, no Clube Farense, no Auditório do Instituto Dom Afonso III e no Convento de Santo António, em Loulé.

Tem colaborado com o Ensemble de Flautas desta cidade, e recentemente atuou com o prestigiado coro Ondrasek, de Nový Jičín (República Checa).

O Coral Ideias do Levante, sediado em Lagoa (Algarve), foi fundado em 1996, passando a apresentar-se como um dos polos da Ideias do Levante – Associação Cultural de Lagoa.

Inicialmente com regência do maestro Ricardo Carvalho, é em Janeiro de 1998, sob a direção artística de José Carlos Bago d’Uva que o grupo passa a trabalhar com base numa renovada conceção de “pedagogia do canto coral”.

O Coral teve como maestros assistentes Francisco Brazão (durante 2003) e Maria Saramago (durante 2012).

O Coral teve ainda o privilégio de ser acompanhado, ao piano, por Rute Simões, Lutz Kettnaker, Silvia Smeman, Alany Steiner, e Ricardo Coelho.

O Coral Ideias do Levante tem como objetivo a progressão gradual, quer técnica, quer artística do grupo, e paralela promoção cultural do concelho de Lagoa e da região através da música coral polifónica.

Interpreta um repertório bastante eclético como meio de intervenção pedagógica e de formação de público.

É, desde Novembro de 2003, dirigido pelo diretor artístico Francisco Brazão.
O Coral ensaia todas as quartas-feiras, das 20h30 às 22h30, na Sala do Coral, no complexo do CEFLA – Centro de Estudos e Formação de Lagoa (Lagoa).

O espetáculo é recomendado para maiores de 6 anos e decorrerá numa sala com uma lotação máxima de 100 lugares.

Os bilhetes poderão ser adquiridos na bilheteira do Convento S. José (Tel. 282380473), em Lagoa, até ao dia 18 de Outubro, e junto da receção do Convento S. José, no próprio dia do concerto a partir das 16h00.

Os bilhetes custam 3 euros para o público em geral e de 2 euros para sócios da Ideias do Levante, menores de 18 anos, maiores de 65 anos, e portadores do Cartão Jovem e do Passaporte Cultural de Lagoa.

Mais informações, sobre a associação, poderão ser encontradas em www.ideiasdolevante.net.

Comentários

pub