Projeto Barril lançou reflexão sobre o Turismo Sénior e Acessível

O Projeto Barril foi lançado oficialmente há pouco mais de uma semana, mas já começou a preparar o futuro, com […]

O Projeto Barril foi lançado oficialmente há pouco mais de uma semana, mas já começou a preparar o futuro, com a realização do seminário «Turismo Sénior e acessível: o futuro passa por aqui!», na passada quinta-feira, no empreendimento turístico Pedras D’el Rei, em Tavira.

A aposta da promoção do turismo sénior é uma das bases do projeto de desenvolvimento do território lançado por um consórcio encabeçado pelo empreendimento turístico tavirense e pela Universidade do Algarve, que se inspira na metodologia usada no «Projeto Querença», que tem vindo a ser replicado por Portugal fora.

O diretor geral do empreendimento turístico Pedras D’el Rei António Almeida Pires a professora da UAlg Aurízia Anica e a consultora do Turismo de Portugal Ana Garcia foram os oradores convidados para participar nesta iniciativa, que contou com a moderação de Fátima Catarina, representante do Turismo do Algarve.

Durante o seminário, foram abordados os números deste nicho de mercado turístico, que cresceu dez por cento entre 2006 e 2011. Isto faz do turismo Sénior o segmento que, «a longo prazo, terá mais crescimento e importância no setor do turismo», segundo Almeida Pires, antigo vice-presidente da Região de Turismo do Algarve.

O sucesso de uma estratégia voltada para este nicho de mercado estará sempre ligada à saúde e bem-estar. Um tema abordado por Aurízia Anica, que falou de Gerontologia, tanto na vertente médica como social.

Já Ana Garcia defendeu que «todos devem ter direito à acessibilidade, quer no trabalho, na vida social e no turismo» e que «o turismo acessível só existe se for em toda a cadeia de valor do turismo e como um todo integrado, permitindo ao visitante ter autonomia, liberdade e independência na experiência e atividade que deseja».

Uma reflexão que pretende servir de base a parte do trabalho que 13 estagiários vão desenvolver naquele território, com base na antiga Armação de Atum e atual estância balnear do Barril.

Comentários

pub