Pés pequenos e pernas curtas fazem uma «Via Algarviana Júnior»

Terão pés e pernas mais pequenos que a generalidade dos utilizadores da Via Algarviana, mas compensam a passada curta com […]

Terão pés e pernas mais pequenos que a generalidade dos utilizadores da Via Algarviana, mas compensam a passada curta com uma grande dose de energia. Alunos do 1º ciclo de escolas de diferentes concelhos do Algarve estão a conhecer, ao longo desta semana, as belezas naturais do Algarve e a aprender mais sobre a natureza, em passeios pedestres por esta via pedonal e ciclável situada no interior da região.

A iniciativa «Via Algarviana Júnior», lançada pela Região de Turismo do Algarve (RTA) em parceria com a associação Almargem, pretende «desenvolver uma Via Algarviana em ponto pequeno, à medida dos mais novos, com poucos quilómetros de distância para percorrer (entre três e cinco) e muito património para descobrir».

Ao longo desta semana, foram ou ainda serão  promovidos passeios em diferentes troços da Via Algarviana, desde Alcoutim a Vila do Bispo. Depois de Tavira e Aljezur (dia 28), São Brás de Alportel e Lagos (dia 29) e Loulé e Vila do Bispo (dia 30), haverá saídas em Silves e Alcoutim (dia 31), Monchique e Castro Marim (dia 01) e Portimão (dia 04).

Conduzidos por Guias de Natureza da Almargem, associação que esteve na génese da Via Algarviana, os pequenos exploradores têm a oportunidade de apanhar ar puro, exercitar as pernas, mas também de aprender, divertindo-se.

Alegria, boa disposição e uma excitação difícil de acalmar foram uma constante no passeio de que os alunos da Escola Básica nº 1 de Tavira beneficiaram na passada segunda-feira, entre Casas Baixas e Cachopo, no interior deste concelho.

O espírito aventureiro, que estava bem vivo à saída da escola, vacilou um pouco, em alguns casos, com a subida de autocarro pela sinuosa estrada que liga a capital do concelho à zona serrana. Mas enjoos pontuais foram depressa esquecidos a partir do momento em que a primeira lufada de ar fresco da Serra foi aspirada.

Bem preparados, depois de uma semana a estudar afincadamente, as crianças iam identificando e fotografando os sinais que indicam aos viajantes se estão a seguir o caminho certo ou se se preparam (uma linha branca e outra vermelha) por seguir o troço errado (uma cruz vermelha e branca).

Durante o passeio, houve pausas para atividades e relacionadas com o meio envolvente. Num primeiro momento as crianças foram desafiadas a descobrir e recolher elementos de diversas cores, desde plantas a rochas e colocá-las numa paleta.

Mais tarde, o javali, uma das muitas espécies de animais que se pode encontrar ao percorrer esta infraestrutura , foi a estrela. Neste caso, era pedido que as crianças usassem materiais que encontrassem na natureza para ilustrar um destes animais, depois de uma descrição sobre esta espécie.

Uma atividade que revelou verdadeiros artistas. Com pequenas pedras, folhas e paus, surgiram ilustrações de javalis bem originais. Imaginação fértil que também serviu para alguns dos alunos alegarem ter visto lobos. E não esconderam alguma desilusão quando lhes foi garantido que esta espécie não existe na região. «Mas há raposas», revelou a Guia de Natureza, informação recebida com gritos de entusiasmo pelos mais pequenos.

As raposas não foram desenhadas in loco, mas quem sabe se não são lembradas depois, bem como os louva-adeus que encontrados pelo caminho, que causaram sensação.

É que esta iniciativa não acabou com o regresso ao autocarro. «Depois dos passeios, os alunos irão realizar trabalhos manuais na sala de aula com base no que viram e registaram durante a sua passagem pela «Via Algarviana Júnior». O que poderá ser aliciante para os pequenos participantes é o facto de os seus trabalhos poderem vir a ser expostos nas respetivas escolas perante os colegas», explicou a RTA.

«O objetivo da ação de sensibilização é simples: despertar o interesse das crianças entre os 9 e os 11 anos pelo património natural e cultural e aumentar os seus conhecimentos sobre a região de forma divertida», segundo o presidente da RTA Desidério Silva. Se as outras saídas tiverem resultados semelhantes à que aconteceu em Tavira, este desígnio será, certamente, atingido.

A «Via Algarviana Júnior» é organizada pela RTA, em parceria com a Almargem e a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (Direção de Serviços da Região do Algarve), no âmbito da candidatura Via Algarviana II, cofinanciada pelo QREN, via programa operacional PO Algarve 21.

 

Veja a fotogaleria:

 

Comentários

pub