Orquestra Clássica do Sul aposta nos jovens e nas relações internacionais

A Orquestra Clássica do Sul (OCS) já tem programação para a nova temporada e esta começa já no sábado, em […]

A Orquestra Clássica do Sul (OCS) já tem programação para a nova temporada e esta começa já no sábado, em Tavira. O primeiro espetáculo deste novo figurino da Orquestra do Algarve vai decorrer na Igreja do Carmo em Tavira, às 21h30 e dá o mote para um ano repleto de trabalho, onde se destacam projetos novos, alguns deles com pendor internacional.

Uma das novidades é a criação do «Estágio de Orquestra», uma iniciativa que conta com a parceria da Universidade de Évora. Já no espírito que levou à criação da OCS – o alargamento da área de influência da orquestra a todo o Sul do Tejo – as duas entidades unem-se para proporcionar estágios aos alunos do Curso de Música daquela Instituição de Ensino Superior. Também nova é a parceria com consulados, para a realização de concertos de câmara.

As linhas gerais da programação da OCS para a nova temporada foram apresentadas na segunda-feira, altura aproveitada para revelar um pouco mais sobre este projeto. Desde logo, as personalidades que se associam à OCS.

O Diretor Artístico e Maestro Titular da Orquestra é Cesário Costa e o maestro John Avery continuará ligado à formação musical como Maestro Associado.

Para Compositor Associado, a OCS convidou o conceituado criador António Pinho Vargas. Foi ainda criada a figura dos Embaixadores, que serão o músico António Zambujo (nascido em Beja), o ensaísta, poeta, ficcionista e professor universitário Nuno Júdice (nascido na Mexilhoeira Grande) e o escritor e político andaluz José Juan Díaz Trillo.

Nesta primeira apresentação, no próximo sábado, a OCS será dirigida por Cesário Costa e irá interpretar um repertório que inclui a ópera «L’oro non compra amore», composta por Marcos Portugal em 1804, a obra «Variações sobre um Tema Rococó, Op. 33, para violoncelo e orquestra», que conta com a participação do solista Bruno Borralhinho, e a Sétima Sinfonia de Beethoven.

Os bilhetes custam 7,50 euros e encontram-se à venda no Centro de Ciência Viva (junto à Igreja do Carmo), cerca de uma hora antes do concerto, onde também será servido um “welcome drink” a partir das 21 horas.

No domingo, a formação musical irá juntar-se à cerimónia de Abertura do Ano Académico da Universidade do Algarve, com um concerto que se realiza no Teatro das Figuras, em Faro, pelas 18h30, onde a OCS, dirigida por Cesário Costa, irá apresentar um reportório composto por música de filmes.

Mais para a frente, o público poderá esperar diversas realizações, que se enquadrarão em três grandes áreas: «Espaço para Novos Valores», «Espaço para Jovens e Famílias» e «Espaço para a Música de Câmara».

No que a novos valores diz respeito, a OCS prossegue um trabalho que a Orquestra do Algarve já vinha levando a cabo, através das iniciativas «Concurso Internacional para jovens Maestros», «Concurso para Jovens Solistas», aberto a estudantes de música do sul de Portugal e de Espanha, e «Atelier para Novos Compositores», que será dirigido por António Pinho Vargas e cuja obra vencedora será apresentada na temporada da orquestra.

Numa perspetiva mais pedagógica, a OCS continuará a promover Concertos Promenade, um ciclo com o apoio da Caixa Geral de Depósitos, com um «formato já testado com sucesso junto das famílias», bem como os Concertos Pedagógicos, que passam a ser dirigidos pelos alunos de direção de orquestra da Academia Nacional Superior de Orquestra, um modo «de lançar estes jovens maestros que estudam em Portugal», segundo a OCS.

Para o público escolar, além destes últimos concertos, será ainda promovida a iniciativa «A Escola recebe a Orquestra», ações orientadas para e feitas em parceria com os estabelecimentos de ensino visitados. Nesta área inserem-se ainda os já mencionados Estágios de Orquestra

Já a Música de Câmara continuará a servir para promover o património arquitetónico, no ciclo «Música nos Monumentos», e passará a servir, igualmente, de ponte com outras culturas, na nova iniciativa «Mapa Mundi – Música nos Consulados», um «esforço conjunto com as representações consulares da região», que pretende chegar «a outros públicos e diferentes sonoridades».

 

 

Comentários

pub